Logo IFRJ

Desossa de frango é tema de oficina

Desossa de frango feita por donas de casa, produtores rurais e egressos do campus Pinheiral

    Produtores rurais, donas de casa e egressos da unidade participaram da Oficina de Desossa de Frango realizada no campus Pinheiral, no dia 13 de julho. A atividade aconteceu no laboratório de tecnologia de carnes do campus. A prática foi ministrada por um representante de uma empresa local de alimentos, Edgar Gomes Roque. Ele avaliou que o mercado para alimentos com frangos desossados é próspero, e acrescentou que não tem muitos profissionais que conhecem a técnica. A ação faz parte de um projeto de extensão, que tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão do IFRJ e é continuidade de outro projeto, “Criação de Aves em Sistemas Alternativos”.

    A produtora orgânica de aves Alessandra Alcon participou das atividades de capacitação oferecidas pelo projeto “Criação de Aves em Sistemas Alternativos” e retornou ao campus para a oficina de desossa. “Eu não conhecia a técnica. A desossa é uma oportunidade para eu agregar valor ao meu produto”, analisou a produtora rural. Já a dona de casa Ana Lúcia Souza Silva declarou que pretende usar os conhecimentos adquiridos para cozinhar para a família. “Mas quem sabe, eu possa pensar em outras possibilidades ”, completou.

    A oficina apresentou os seguintes conteúdos: desossa e recheio de frango do tipo rocambole, desossa e recheio de contra coxa de frango, medalhão de frango e cálculo de custo de produção. As professoras Júlia Oliveira Barros Santoro; Élida da Conceição Jorge; Cristiane Melo Silva Oliveira; Dayse Oliveira Souza e o técnico em Agropecuária, Marlon Sarubi fazem parte da comissão organizadora do projeto e acompanharam a atividade.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS