Logo IFRJ

Destino: Portugal

 

Os alunos selecionados no último Edital de mobilidade estudantil para Portugal estiveram hoje, 14, na Reitoria do IFRJ, onde foram recebidos pelo reitor Paulo Assis e pela assessora de Relações Internacionais da instituição, Adriana Rigueira.

O objetivo da visita foi a assinatura do Termo de Compromisso, que ratifica as responsabilidades de cada aluno, como: apresentação de Plano de Estudos; apresentar o Memorial das Atividades desenvolvidas; cursar todos os componentes curriculares previstos na matriz curricular vigente à época do retorno etc.

O reitor parabenizou os alunos, falou sobre a importância da viagem e do esforço que está sendo feito para a celebração de novos convênios. Lembrou, também, que em virtude do problema de verbas no Instituto, ocasionado pelos contingenciamentos em relação ao orçamento da instituição, este ano só foi possível pagar a viagem de um estudante pela Reitoria. No entanto, é importante salientar que através do acordo internacional a Reitoria possibilita aos discentes selecionados do IFRJ estudar sem custos junto às instituições portuguesas (Em Portugal a Educação Superior Pública não é gratuita, nem para estrangeiros, nem para os portugueses).  “Gostaríamos de poder bancar a viagem de todos, mas infelizmente a nossa realidade não nos permite. Apesar de todos os esforços que temos feito, a situação de Rede Federal como um todo é preocupante. Mas, sabemos de toda a importância do assunto mobilidade”, disse o reitor.

Desta vez, além do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), os alunos irão, também, para os Institutos Politécnicos de Coimbra (IPC) e do Cávado e Ave (IPCA), efetivando, assim, uma parceria firmada com o IFRJ há alguns anos.

O primeiro lugar geral ficou com Caroline Falzoni da Cruz Simões, que ganhou uma passagem aérea da Reitoria do IFRJ.

 

Eles vão a Portugal:

 

1- Ciências Biológicas - Campus Rio de Janeiro

Fernanda Sobral Short (IPB)

Guilherme Padalecki Silva dos Anjos (IPC)

 

2-Tecnologia em Gestão Ambiental - Campus Rio de Janeiro

Jario Araújo Silva (IPC)

 

3- Farmácia - Campus Realengo

Caroline Falzoni Da Cruz Simões (IPC)

Carolina Alves de Araújo (IPB)

 

4- Fisioterapia - Campus Realengo

Gabriele Falzoni da Cruz Simões (IPC)

Thainá Ferreira Sant'Anna (IPC)

 

5- Jogos Digitais - Campus Paulo de Frontin

Gabriel Vital Loçasso (IPCA)

 

6- Produção Cultural - Campus Nilópolis

Camile Cardozo Bassani (IPB)

Lara Silva Rabelo de Souza (IPB)

Karina Conceição Gama Pinto (IPB)

         

        

        

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS