Dez anos do campus Duque de Caxias: um balanço da existência

O campus Duque de Caxias realizou, no dia 16 de maio, o segundo evento em comemoração aos 10 anos da instituição. Foram realizadas três mesas redondas, uma para cada turno, que reuniram diferentes personagens importantes na história do campus para contarem as experiências com a unidade. Ao final de cada uma delas, uma série de perguntas pela plateia era feita.

As ações promovidas fazem partem de uma proposta submetida e aceita no edital nº 07/2016 de Pró-Extensão, na modalidade Evento. A comemoração é composta por diversos eventos e tem como título: "Uma década de IFRJ em Duque de Caxias: resgatando o passado e construindo o futuro”.

Os professores responsáveis pelo projeto são: Aline Oliveira, de Biologia; Julio Page Castro, de Análise Instrumental; Marcelo Cardoso, de Sociologia; e Rodrigo Lemos, de Língua Portuguesa, Espanhola e também coordenador de Extensão do campus.

A professora Aline falou sobre como foi pensado o segundo evento da comemoração. “Essa ação contou com a participação de um ex-aluno, um técnico administrativo, um docente e um mediador, todos estes com entrada e passagem nos anos iniciais de atividades do campus Duque de Caxias, que são 2006, 2007 e 2008”, contou.

Composição das mesas

As mesas redondas foram realizadas em três diferentes turnos. Na manhã, contou com a presença do ex-aluno Marcelo José da Silva; do técnico-administrativo, Clenir Braga; do professor Jupter Martins, e do mediador e também professor, Guilherme Veloso.

Na parte da tarde, estiveram presentes o ex-aluno Geovani Macedo; a técnica-administrativa, Helen Prado; o também técnico-administrativo, Henrique Neto; a professora Ana Carolina Amorim, e o mediador e professor, Rafael Santana.

À noite, para encerrar, o evento recebeu o ex-aluno Marcelo de Carvalho; a técnica-administrativa, Rosane Cordeiro; a professora Monique Lopes; o professor Flavio Silva e a mediadora e técnica-administrativa, Fátima Vieira.

Primeira ação de comemoração

O primeiro evento, que deu início ao ciclo de comemorações, foi realizado no mês de abril, na primeira semana de aula do semestre, como parte da programação da Semana de Acolhimento e Integração dos calouros. No evento, foram feitos três bolos comemorativos, um para cada turno do campus, envolvendo toda a comunidade escolar.