Discentes se destacam no Rio Info Caxias

alunos posam para a foto com os papéis dos prêmios

Os alunos do IFRJ Duque de Caxias participaram do encontro “Rio Info Caxias” – evento que objetiva preparar empresários, empreendedores, startups e todos os interessados em TI e nos novos caminhos, tendências e tecnologias que estão surgindo todos os dias – e dois grupos do campus ficaram entre os primeiros colocados no desafio de inovação para cidades. Os trabalhos de reciclagem de garrafa PET e tratamento da água do Rio Sarapuí foram os premiados, ocupando o 2º e o 3º lugar, respectivamente.

O evento foi realizado nos dias 10 e 11 de maio, no Museu Ciência e Vida, no Centro de Duque de Caxias, e contou com a presença da diretora-geral do campus Maria Celiana Pinheiro, os docentes Sérgio Thode, da Área Ambiental e Emanuele Jorge, de Tecnologia da Informação, além do coordenador de Extensão, Rodrigo Lemos, representando a CoEx.

As equipes vencedoras do IFRJ ganharam um mês de incubação na empresa de coworking Colaboração Space, de Juan Medeiros, que apresentou o desafio junto com Eduardo Nascimento, representante da Anima3. No desenvolvimento da atividade, os estudantes receberam apoio de mentores para indicar o melhor caminho para conclusão do projeto.

O campus teve uma representação forte no desafio promovido pelo evento. De sete grupos formados para debater ideias e criar projetos de inovação, três eram do IFRJ. Desta forma, foi grande a chance de divulgar o trabalho realizado dentro do Instituto, com possibilidades de parcerias com outras empresas. "Divulgamos o campus, mostrando os cursos que temos. Além disso, tinham empresas buscando convênios com instituições de ensino e formamos parcerias. Assim, quando tiverem vagas para nossos alunos, a COIEE vai divulgar", afirmou a coordenadora de Química, Maria Celiana Pinheiro.

Ela também reafirmou a importância da oportunidade de os alunos do IFRJ participarem de eventos desse porte. "É importantíssimo. Para vaga de estágio, para divulgar o campus, e principalmente, como estamos formando nossos alunos e a capacidade de cada um. O nosso produto são os alunos fazendo a escolha de vida deles, seja indo para o mercado de trabalho ou para um curso superior", acrescentou Maria Celiana.

Com a mesma linha de pensamento, o coordenador de Extensão e professor de Língua Portuguesa, Rodrigo Lemos, reconheceu como é relevante para o aluno do campus Duque de Caxias ter este contato além dos "muros da escola". "O que sempre nos leva a participar é o caráter extensionista do evento. Sempre que tivermos a oportunidade de fazer extensão, no sentido macro da palavra, faremos. Ofertar isto aos alunos e aos servidores, abrindo a possibilidade de aquisição de novos conhecimentos e trocas, além dos muros da escola, firmando novas parcerias, é fazer extensão", disse.