Logo IFRJ

Educação Inclusiva em debate

Debate sobre Educação Inclusiva

      O campus Pinheiral promoveu o II Fórum de Educação Inclusiva da unidade, que teve como destaque a mesa redonda “Mercado de trabalho e formação inicial: conquistas em tempos de inclusão”. A atividade contou com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e Pró-Reitoria de Extensão do IFRJ e reuniu servidores da unidade e representantes da comunidade externa no dia 12 de julho

     A professora convidada Marcia Marin Vianna relatou ao público sua experiência sobre Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e no Colégio Pedro II. Já a professora Annie Gomes Redig, também representante da UERJ, debateu sobre  a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. O evento contou com a participação de uma professora surda, Juliane Cristina Brizola de Oliveira Santos Duarte, que leciona libras. Ela atua na rede municipal de ensino Volta Redonda e no Centro Universitário de Barra Mansa. Juliane falou sobre as barreiras que enfrentou e ainda enfrenta nos bancos escolares, e as dificuldades para sua inserção e atuação no mercado de trabalho.

     A coordenadora do NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas) do campus, Sabrina Araújo de Almeida, avaliou que ainda há muitas barreiras arquitetônicas e atitudinais para promoção da inclusão no IFRJ. Por outro lado, considerou: “O IFRJ é lugar de todos e a nossa missão é incluir”. A coordenadora anunciou que novas ações serão realizadas a fim de esclarecer aos servidores sobre as diferenças e capacitá-los para ações de inclusão.

    Sabrina relatou, ainda, que os processos seletivos de alunos do IFRJ destinarão vagas por cotas a estudantes com necessidades específicas. Assim, todos precisam se preparar para atender a esse público.  A professora Eliete Guimarães Vasques participou do evento como intérprete de libras. E a partir do mês de agosto oferecerá um curso de libras à comunidade do campus.

Crédito da foto: Marcelo Leite

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS