Logo IFRJ

Formação Inicial e Continuada de Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais

OBJETIVOS DO CURSO

OBJETIVO GERAL
Formar profissionais habilitados para desenvolver de forma ética e crítica atividades de condução, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos em visita ao município de Engenheiro Paulo de Frontin e sua região de entorno.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Auxiliar no fomento ao turismo regional, considerando as peculiaridades voltadas à necessidade de preservação dos recursos naturais e culturais da região;
  • Formar profissionais conscientes da capacidade do turismo como promotor de desenvolvimento socioeconômico e de valorização das identidades culturais;
  • Promover formação articulada aos conceitos de sustentabilidade social e econômica, qualificando, assim, profissionais para o exercício de um serviço com responsabilidade ambiental.
  • Contribuir para a identificação e/ou valorização de espaços culturais locais;
  • Propiciar o conhecimento de aspectos da história local e regional em uma abordagem crítica e reflexiva.

 

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

Ao final do curso, o aluno estará capacitado para:
Conduzir visitantes e turistas em espaços culturais locais voltados para prática turística. Será capaz de informar e interpretar fatos históricos, arquitetônicos e culturais, além de manifestações artísticas, folclóricas, populares. A partir das aprendizagens adquiridas, contribuirá com a valorização e preservação de patrimônios materiais e imateriais. Promove história e memória local sob ótica da construção local coletiva, livre de estigmas sociais. Entre outras capacidades técnicas, estará habilitado para elaborar, negociar e executar roteiros de visitação, auxiliando inclusive no trabalho do Guia de Turismo.

 

POSSÍVEIS ÁREAS DE ATUAÇÃO

O Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais presta serviços para agências de turismo, hotéis, pousadas, parques naturais, desenvolve atividades como profissional autônomo, em organizações de classe como associações ou cooperativas, ou em parceria com o profissional de Guia de Turismo.

 

DIFERENCIAIS DO CURSO
O curso não será apenas uma capacitação profissional, trata de uma formação crítica e reflexiva que engloba aprendizagens ética, crítica e humana. Os saberes a serem desenvolvidos pretendem contribuir com valorização e preservação de elementos de memória e história da localidade de Engenheiro Paulo de Frontin, sendo inclusive uma ação para incremento do turismo no município que poderá fomentar futuras ações de desenvolvimento do turismo local.

 

PRÉ-REQUISITOS E MECANISMOS DE ACESSO AO CURSO

O curso FIC de CONDUTOR DE TURISMO EM ESPAÇOS CULTURAIS LOCAIS, na modalidade presencial, é destinado a estudantes e/ou trabalhadores que tenham como requisito, no mínimo, o nível de Ensino Fundamental I Incompleto, a serem selecionados por meio, conforme descrito em edital próprio.

 


 

Interessado(a) em estudar conosco ?

 

Via processo seletivo (Turno Vespertino):

http://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-fic

 


 

Deseja maiores informações sobre esta ação do Campus Eng. Paulo de Frontin, faça contato conosco através da:
http://portal.ifrj.edu.br/cursos-fic/condutor-turismo-espacos-culturais-locais-engenheiro-paulo-frontin

 

Coordenação do Curso de Formação Inicial e Continuada de Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais
Telefone: (24) 2468-1852
E-mail: de.cepf@ifrj.edu.br

Endereço: Av. Maria Luiza, s/nº, sala A100D, Sacra Família do Tinguá, Engenheiro Paulo de Frontin, RJ - CEP: 26.660-000

ASSUNTOS

SERVIÇOS

REDES SOCIAIS

NAVEGAÇÃO