Logo IFRJ

Ensino e inclusão em foco

 

O campus Duque de Caxias realizou, no dia 08 de março, um encontro intitulado “Ensino e Visão em Foco”, com a presença da convidada Garrolici Alvarenga, mestre em Educação Inclusiva pela UFF, e do revisor de texto em braile Vanderson Amaral, servidor do IFRJ que possui deficiência visual.

 

O objetivo do evento foi informar e preparar o público-alvo, composto por alunos e professores, a respeito das deficiências visuais. Vale destacar que, de acordo com a Lei 13.409 de 2016, pessoas com deficiência têm direito à inclusão nas instituições federais por meio de cotas.

 

Para a professora Garrolici, a maior barreira que a educação inclusiva enfrenta hoje são as atitudes. Ela conta que já existem recursos tecnológicos, leis e pessoas especializadas, mas que a sociedade ainda possui uma cultura exclusiva. “Esses encontros são importantíssimos porque os alunos estão chegando nessas instituições federais e só com a convivência aprendemos a enfrentar as barreiras. Cultura inclusiva é a palavra-chave!”, destacou.

 

Em sua palestra, Garrolici explicou os diversos tipos de deficiências visuais, apresentou diferentes softwares para computador e dispositivos portáteis que facilitam a leitura para pessoas com baixa visão, e realizou uma dinâmica com os servidores.

 

Em seu depoimento, o servidor Vanderson contou sobre seu processo de aprendizado e as dificuldades que passou nas instituições de ensino por causa de sua deficiência. Para ele, a maior delas foi a falta de livros didáticos para cegos. “Acessibilidade e inclusão são um exercício diário. Acho fundamental fazermos uma política maçante sobre isso. Precisamos mostrar aos professores, servidores e técnicos bons exemplos de inclusão para que esse preconceito diminua”, enfatizou.

 

A aluna do curso técnico em Química, Rafaela Rocha, de 18 anos, possui baixa visão e participou de todo o encontro. Ela recebeu o diagnóstico após ter iniciado seus estudos no IFRJ, o que desencadeou uma série de cuidados dos professores e colegas de turma com ela. “Acho muito importante essa parte de conscientização das pessoas para oferecerem um suporte para nós, que temos alguma deficiência, não precisarmos desistir dos estudos”, concluiu.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS