Equipe do campus Belford Roxo visita o Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB)

Professores, técnicos e diretores do campus Belford Roxo participaram de uma imersão cultural no Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB) no dia 09 de fevereiro. Eles puderam conhecer um pouco mais sobre a história de Belford Roxo e da Baixada Fluminense. A comitiva foi recebida pelos fundadores do local, o presidente Ondemar Dias e a diretora Jandira Neto.

Para o diretor-geral do campus Fábio Silva, o IAB constitui-se como uma das principais referências cultural e científica do município de Belford Roxo. “Um dos objetivos da visitação é buscar uma aproximação e discutir a possibilidade de futuras parcerias entre o IAB e o IFRJ campus Belford Roxo”, enfatizou Fábio.

A estrutura do IAB chamou a atenção dos visitantes por comportar dez prédios, uma reserva técnica, uma área museal, laboratórios, almoxarifados, salas de aula e alojamentos para pesquisadores e visitantes, além de área específica para atividades de cunho sociocultural.

Durante a visita foi possível observar materiais de artesanato, louças, vestígios da cultura do início do século XX, assim como objetos e utensílios que originaram toda a diversidade que temos hoje. “O que mais me chamou atenção foram as placas litográficas que, no meu caso que sou da área do Design, constitui uma grande riqueza cultural”, concluiu o diretor de Ensino Raphael Argento.

Estiveram presentes na visitação o diretor-geral do campus Fábio Silva; o diretor de Ensino Raphael Argento; os docentes Estevão Leite e Denise Loyola, da área de Empreendedorismo; os professores Bárbara Friaça e Welton Zonatti da área de Moda; a professora Gabriela Ribeiro da área de Design do Produto; a pedagoga Virna Catão e o motorista Eduardo Pimenta.

O IAB – O IAB é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter científico-cultural, localizada em Belford-Roxo desde 1961 e que tem como missão a Pesquisa, o Ensino e a Divulgação da Arqueologia Brasileira. O IAB possui credenciamento junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para guarda de acervos arqueológicos e planeja e executa todos os serviços relacionados à arqueologia: diagnósticos, salvamentos, resgates e monitoramentos; atividades de educação patrimonial para o empreendedor, empreiteiros e comunidades afetadas pelos empreendimentos; levantamentos de dados de Patrimônio Cultural Imaterial.  Além disso, oferece também consultoria técnico-administrativa em todas estas áreas.

Em 55 anos de existência atuou nos estados da região Sudeste além do Acre, Amazonas, Goiás, Maranhão, Paraíba, Rondônia e Tocantins, tendo a preservação do acervo do povo brasileiro como seu lema. Mais informações sobre o IAB, podem ser obtidas no site: http://www.arqueologia-iab.com.br/