Equipe Jaguar chama atenção na Campus Party Brasil

Robôs NAO e desenvoltura dos membros da equipe se destacaram

Quem disse que trabalho e diversão não podem andar juntos? Em um espaço de muita tecnologia e cultural digital, a Equipe Jaguar, do campus Volta Redonda, impressionou quem passou pela Campus Party Brasil (CPBR). O evento, que realizou sua décima edição entre os dias 31/01 e 05/02, em São Paulo, contou com a participação de celebridades da internet e da televisão, além de grandes empreendedores da área tecnológica.

A CPBR foi dividida em três compartimentos: o camping, a área open e a arena, que contava com nove palcos divididos entre áreas de atuação, onde eram apresentados os workshops. O professor do campus Volta Redonda e coordenador do curso de Automação Industrial, Helton Sereno, conduziu um workshop no palco Design que falou sobre o uso da robótica como ferramenta educacional e sobre a Equipe Jaguar - categorias de competições, títulos e projetos - frisando sempre ser um trabalho realizado por alunos do Ensino Médio.

No palco Ciência, os alunos da Equipe dirigiram um workshop sobre a programação básica do time de futebol de robôs humanoides e, junto à empresa SOMAI − revendedora de robôs NAO no Brasil que mantém parceria com a Jaguar −, conduziram um workshop sobre os robôs NAO. Para o professor Helton é satisfatório ver que a palestra recebeu tantos elogios por ter sido conduzida por alunos: “Pessoas de grandes empresas de robótica de São Paulo ficaram impressionadas com a desenvoltura deles em um evento desse porte e com a qualidade do conteúdo”, afirmou orgulhoso.

Time de futebol humanoide com seis robôs da Jaguar mais três da empresa Somai

Além disso, a Equipe teve a oportunidade de conhecer pessoas como Ricardo Abreu, gerente sênior da empresa de tecnologia Accenture, e Glauter Jannuzzi, diretor da Microsoft, os quais visitaram o stand e conheceram um pouco da história e caminhada da Jaguar. Eles também escreveram sobre a Equipe em seus blogs e se identificaram por, assim como os jovens, serem de Volta Redonda. Ademais, ambos se disponibilizaram a ajudar nos projetos da equipe e a apresentá-los às suas respectivas empresas, formando assim uma parceria. Na mesa da Jaguar, o que mais chamava a atenção eram os robôs NÃO que atraíam as pessoas e que, conforme iam se aproximando e conversando com os alunos, conheciam a história e as conquistas da Equipe.

Equipe Jaguar com Glauter e Ricardo (Foto: LinkedIn Glauter Jannuzzi)

A primeira vez da Jaguar na Campus Party foi marcante e incrível. Os alunos puderam testemunhar como foi viver e participar desse evento tão grande, adquirindo muito mais conhecimento e experiência. “O diferencial da Campus Party é que encontramos pessoas que entendem e compartilham do mesmo assunto que a gente, gerando uma troca de conhecimento extensa”, comentou a aluna Gabriela Ribas do 6º período do curso técnico em Automação Industrial e membro da equipe.

Wanessa Martins, colega de curso e de equipe da Gabriela, aponta que conseguiu aprender muito com o evento devido à grande troca de experiências entre os participantes. “Às vezes temos um problema e alguém compartilha que já passou por aquilo e apresenta uma solução”. Nesse evento adquirimos experiência e conhecimento aprendendo e ajudando as pessoas. O conhecimento não é perdido, é sempre passado ao próximo”, complementou a jovem.

Camping

Cada “campuseiro”, nome dado aos participantes da Campus Party, que opta e paga pelo serviço de acampamento, tem acesso à todas as atividades do evento e o direito à uma barraca individual (ou em dupla) disponibilizada pela organização da campus, além de uma estrutura com banheiros e chuveiros.

Os workshops, palestras e atividades para esse público acontecem das 10h da manhã às 2h, mas normalmente muitos deles não dormem pois passam a noite jogando Just Dance ou tocando violão. “É muito difícil dormir porque as luzes nunca se apagam”, disse a aluna Wanessa. Além de toda tecnologia e internet, tinha também o espaço “offline” onde os participantes passavam o tempo de lazer jogando totó, fliperama ou carta. A área de camping é a maior do evento: são mais de cinco mil barracas organizadas em fileiras de A a W com numeração de 1 a 191 cada fileira.

Área de camping

Open

A área open é a parte gratuita e aberta ao público. Acontece das 10h às 20h e oferece aos visitantes batalha de robôs, startups, simuladores com realidade 3D, campeonato de drones, espaço onde os participantes demonstram suas habilidades criando equipamentos e a Campus Future, espaço destinado aos universitários para que possam divulgar seus projetos acadêmicos. A open não conta com palestras e workshops pois esses são pagos.