Equipe Jaguar na Olimpíada Brasileira de Robótica

Equipe Jaguar com as medalhas de primeiro e segundo lugares

A Equipe Jaguar de Robótica Aplicada do campus Volta Redonda conquistou o primeiro e segundo lugar na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Dividida em seis times, a equipe teve dois deles nos lugares mais altos do pódio no evento, que foi realizado no Ginásio Poliesportivo da Ilha São João, no dia 19 de agosto. O resultado permitiu a classificação da Jaguar para a etapa estadual, que acontece no mês que vem, no Rio de Janeiro.

A competição – cuja etapa regional foi organizada pelo coordenador do curso técnico em Automação Industrial do campus, Helton Sereno – é para estudantes de nível médio, técnico e fundamental. A OBR acontece anualmente e tem como objetivo formar alunos capazes de estruturar e resolver problemas especialmente da tecnologia robótica.

O evento do dia 19 recebeu cerca de 100 crianças e adolescentes entre oito e 18 anos, que participaram das provas com os robôs desenvolvidos por eles mesmos. Esses robôs foram feitos de Lego ou construídos com materiais diversos. As equipes realizaram uma prova que simulava um resgate de uma vítima em situação de risco, representada por uma bolinha. Os robôs, desenvolvidos pelos grupos, foram programados para percorrer um caminho com obstáculos até localizar a vítima e levá-la a um local seguro.

Neste ano, a competição contou com 31 equipes, sendo 15 de Ensino Fundamental e 16 de Ensino Médio. A Equipe Jaguar foi coordenada pelo professor do curso Técnico em Automação Industrial, Maxmiller Laviolla. A etapa classificou as equipes para a disputa estadual. O vencedor da estadual irá à nacional e, caso ganhe, poderá competir na RoboCup, maior evento de robótica do mundo, que acontecerá em 2018, no Canadá.