Equipe Jaguar rumo ao Japão

Equipe junto aos Robos NAO que serão levados ao Japão

A Equipe Jaguar de Robótica Aplicada do campus Volta Redonda se prepara para mais uma experiência e aventura: dessa vez eles irão participar da RoboCup 2017 que acontecerá na cidade de Nagoya no Japão, entre os dias 27 e 31 de Julho. Animados e ansiosos, o coordenador do curso Técnico em Automação Industrial, Helton Sereno e os alunos Wanessa Martins, Pedro Carvalho e Isabela Rocha, contam os dias para embarcar nessa viagem que promete ser inesquecível.

A RoboCup acontece todos os anos em países diferentes e integra diversos campeonatos, entre eles a categoria On Stage (dança ou teatro de robôs) para alunos do Ensino Médio, da qual a Equipe Jaguar irá participar sendo a única a representar o Brasil nessa categoria. No ano de 2016, a Jaguar foi Tetracampeã Nacional da categoria na Competição Brasileira de Robótica (CBR), que aconteceu em Recife, sendo assim classificada para a competição mundial no Japão.

A aluna Wanessa Martins, do sétimo período do curso Técnico de Automação Industrial, está na Equipe Jaguar desde o 1° período e participou da RoboCup da China no ano de 2015. Wanessa afirma estar preocupada com a questão do tempo e da preparação, mas, ao mesmo tempo, muito confiante. “Por já ter participado da competição na China, é muito bom saber que vou reviver o que vivi e aprendi lá”, disse Wanessa. A aluna acredita que vale a pena a participação mesmo se não voltarem com troféu. “O mais importante de qualquer competição é a quantidade de conhecimento que você adquire. Até quando as coisas dão errado, é bom para descobrirmos o problema e corrigi-lo”, concluiu.

Já o aluno Pedro Carvalho, do segundo período do mesmo curso, estará participando pela primeira vez de uma viagem internacional com a Equipe Jaguar. Membro mais novo da equipe, Pedro acredita ser uma experiência que irá acrescentar muito à sua vida acadêmica. “É uma oportunidade que vai me ajudar muito a evoluir como pessoa e também dentro da Equipe”, disse.

Isabella Rocha, também do sétimo período, relatou que no início do seu curso sempre imaginou como algo muito distante poder participar de competições como essa. “É minha primeira viagem internacional e eu não imaginaria que o IFRJ poderia me proporcionar isso”, disse. Para as competições, as tecnologias utilizadas nos robôs são o que contam ponto. Dessa forma, Isabella conta que cada competição que eles participam no Brasil permite aprender coisas novas importantes para as competições internacionais. “A gente consegue perceber nas competições o que as outras equipes estão usando e assim temos ideias para usarmos nos nossos robôs também”, acrescentou.

O grupo embarca para o Japão na madrugada do dia 23, chegando a Nagoya no dia 24. Terão dois dias para a montagem e preparação dos robôs para o evento. A equipe conseguiu patrocínio da Empresa de Tecnologia Accenture, com a qual firmaram parceria na Campus Party Brasil no início do ano; do Chicken in House e também da Reitoria do IFRJ. Além disso, um aluno custeará sua própria viagem. A Jaguar também obteve aproximadamente 10% do custeamento de um aluno através do sistema de “vakinha” online, que ainda está aberta para doações neste link