Estudantes de Paracambi são aprovados na OBF

Logo da OBF

O campus Paracambi teve 21 alunos aprovados na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF). A avaliação aconteceu na própria unidade e 59 alunos realizaram a prova, no dia 11 de maio. O concurso é preparado para o ensino público e privado de todo Brasil.

Segundo os critérios estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Física, órgão responsável pela OBF, os estudantes são divididos em três níveis de dificuldade. As provas do Nível I são destinadas ao 8° e 9° ano do Ensino Fundamental, as do Nível II são para o 1° e 2° ano do Ensino Médio e Nível III para o 3° ano do Ensino Médio.

No campus Paracambi foram realizadas provas de Nível II e III. Para alcançar a segunda fase da OBF, os alunos de 1° e 2° ano deveriam obter 10 pontos e os de 3° ano, 8 pontos. Dos 21 discentes aprovados, oito alcançaram a meta exigida e 13 excederam essa meta.

O professor de Física Douglas Ferreira conta que esperava aproximadamente 15% de estudantes aprovados e a grande quantidade de aprovações, que chegou a quase 33%, o surpreendeu. “São nessas horas que os alunos podem observar o potencial que eles possuem para a disciplina e que muitas vezes está guardado ou escondido”, acrescenta.

A segunda fase acontecerá no dia 19 de agosto e, diferente da primeira prova, os alunos farão questões dissertativas e realizarão os exames em diferentes escolas do Rio de Janeiro. Devido ao sucesso de aprovações, o campus vai disponibilizar transporte para os locais das provas e os estudantes também irão ganhar uma blusa personalizada.

Na segunda etapa a dificuldade das questões aumenta e as avaliações de Nível III, por exemplo, vão apresentar conteúdos mais comuns de serem encontrados em grades curriculares de universidades. Portanto, desde a semana do dia 10 de julho, todos os aprovados estão participando de aulas de reforço que vão durar até a semana em que farão a prova.

Devido ao resultado positivo na OBF, houve maior procura dos discentes para inscrição na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas, que vai ter a primeira fase também em agosto.