Ex-alunos de Licenciatura em Matemática ministram seminário sobre TCC’s

palestrantes posando para foto

Águida Lucena, Camila Scot, Fernando da Silva e Edgard Chipana

O evento “Seminários da Licenciatura em Matemática” trouxe para o campus Nilópolis uma conversa sobre os trabalhos de final de curso. Como protagonistas, os alunos Águida Lucena, Camila Scot e Fernando da Silva falaram sobre como foi o processo de pesquisa e realização de seus trabalhos. O evento, que foi realizado no dia 13 de novembro, contou com a presença do professor de Matemática, Edgard Chipana.

A primeira palestrante, Águida, falou sobre a importância do ensino didático e interativo na Matemática. Para ela, a maioria dos alunos veem a matéria como algo de outro mundo, sem saber que ela está presente em tudo. “A Matemática não é só cálculo, também é interpretação”, concluiu. O seu tema “O Uso de Livros Paradidáticos e de Divulgação Matemática na Formação Inicial dos Professores do IFRJ – campus Nilópolis”, foi realizado no próprio campus, com a ajuda de recém ingressantes da Licenciatura em Matemática.

Em seguida, Fernando trouxe o seu tema “Elaboração de uma Ferramenta Computacional para o Ensino de Lógica Matemática e o seu Impacto no Processo de Ensino Aprendizagem” para explicar aos alunos que gostam de programar, como misturar Matemática e Programação. O objetivo do trabalho foi elaborar um programa online que ajudasse os estudantes com dificuldades a entenderem a matéria com mais facilidade. De acordo com o palestrante, quanto maior o nível de aprendizado, mais apto o aluno está e maior vai ser o nível em que ele iniciará.

Para fechar a noite, a ex-aluna Camila Scot, com o tema “Utilização do Geoplano Adaptado no Ensino de Gráficos de Funções Matemáticas: uma Experiência com Deficientes Visuais”, contou sobre as dificuldades que encontrou com os alunos cegos e com pouca visão. A metodologia foi usar um geoplano – objeto formado por uma placa de madeira onde são cravados pregos, formando uma malha composta por linhas e colunas dispostas – para facilitar o ensino de parábolas e retas com o uso de barbantes. Três alunos participaram do projeto.

No final, aconteceu um debate, através do qual alunos do curso de Matemática tiveram a oportunidade de tirarem as suas dúvidas quanto à realização de um trabalho de conclusão de curso.