Festival de Música agita o sábado no campus Volta Redonda

Apresentação de Bandas de Música

Banda Judite é formada por egressos do curso de Automação Industrial

Como encerramento da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEMEPE), no dia 24 foi realizado o primeiro Festival de Música do IFRJ campus Volta Redonda, que reuniu bandas formadas por alunos do campus, por pessoas da comunidade externa e também alunos egressos. As bandas participantes foram: Judite, Forasteiros, Abside, Calibre 36, Banda 4life, Atlante, Kravo, Ozmizio, Acemira, Duo Blues e os cantores solo Pâmela Oliveira, Maria Tessaro e Christopher Magacho.

A banda Atlante, criada em 2011 e formada por cinco meninos – um deles estudante do campus – disse ter gostado muito de participar. “O Festival é muito legal, pois dá espaço para as bandas que estão começando poderem mostrar seu trabalho. E o ambiente de não competição faz com que as bandas interajam sem nenhum clima pesado”, disse o vocalista Guilherme. O repertório da banda inclui vertentes do rock, como o rock alternativo e o indie rock e é composta por Guilherme Silveira (voz e guitarra), Gustavo Silveira (bateria), Lucas Maron (guitarra), Riquelme Vieira (baixo) e Régis Sá (teclado).

Apresentação da banda Atlante
Banda Atlante gostou do clima de "não compatição"

Com uma mistura de punk, rock alternativo e hard rock, a banda Kravo foi formada em meados de 2014, com o intuito de mostrar a voz e o rosto do rock feminino na região, além de retratar a realidade da mulher na sociedade e no rock. “Nós já passamos por diversas situações constrangedoras por sermos mulheres em uma banda de rock, e é sobre isso que nossas canções tratam”, disse Isabella Rocha. Matheus, como único homem da banda, também percebe o tratamento diferente e acrescenta: “as pessoas veem mais o físico e a beleza do que o quanto as meninas tocam bem”. A banda é composta por Nathalia Moraes (guitarra), Isabella Rocha (baixo), Fernanda Avelar (vocal), Mariane Castro (guitarra) e Matheus Teixeira (bateria).

Apresentação da banda Kravo
Formada majoritariamente por meninas, banda Kravo faz canções que retratam a realidade
da mulher na sociedade

Formada em 2015 por alunos egressos do curso Técnico de Automação Industrial do campus, os meninos da banda Judite garantem ser uma satisfação muito grande participar do Festival. “A banda foi criada no IFRJ e nosso primeiro show foi aqui, então é muito bom estar de volta”, disse o vocalista Henrique Louis. Indagados sobre a escolha do nome “Judite”, a banda afirma que o nome foi “jogado no ar”. “Estávamos pensando em um nome que remetesse a nome de vó e um amigo falou ‘Judite’ e nós gostamos. O nome pegou e chama atenção”, disse Marcelo Teixeira, guitarrista. A banda é composta ainda por Pedro Bartholomei (baterista) e Heitor Ferrarez (baixista).

O público do Festival foi bastante diversificado, desde crianças até idosos. Eddy Machado e Rosemary Abrante, pais do Matheus Abrante (baixista da banda Ohmizio), afirmam que gostam muito de prestigiar o filho onde a banda toca e sempre o incentivam. “Nós sempre acompanhamos quando podemos, é bom estar junto dele”, disse Rosemary.