Formatura do segundo ciclo de cursos FIC em Niterói

Alunos e servidores do IFRJ posam para a foto

A segunda formatura dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do campus Niterói foi marcada por emoções. As turmas do primeiro semestre de 2017 dos cursos de “Assistente de administração em organização e métodos”; “Desenvolvimento de Aplicativos para dispositivos móveis de sistema operacional Android”; “Desenvolvimento Web”; “Espanhol básico para negócios”; “Inglês básico para atendimento no setor de serviços”; “Operador de computador”; e “Redes de Computadores”, tiveram 122 estudantes concluintes. A cerimônia, ocorrida nos dias 22 e 24 de agosto, contou com homenagens e agradecimentos a professores, servidores e alunos.

A mesa solene foi composta, no dia 22, pelo diretor de implantação do campus Niterói, Eudes Pereira; o diretor de Ensino do campus, José Marcelo Velloso; o diretor Administrativo do campus, Alberto de Luca; a professora de Administração Lígia Bensadon; e o professor de Economia Bruno Gomes.

Os cursos FIC têm objetivo de ofertar conhecimento inicial para inserção no mercado de trabalho e o campus Niterói apostou nessa modalidade em seus primeiros passos na cidade. Eudes Pereira, diretor de implantação, destacou a felicidade em ver um público de idade diversa e composto, em sua maioria, por mulheres: “Isso é fantástico! É uma conclusão de que realmente estamos fazendo diferença. O conhecimento é importante, pois modifica e liberta as pessoas”.

O evento não se resumiu a despedidas. A equipe do campus e os alunos destacaram, em suas falas, a importância do curso ser apenas o início de uma trajetória de estudos e sucesso. Emocionado, Felipe de Oliveira, professor do curso de "Espanhol básico para negócios", reforçou o pedido: “Não sumam. O campus Niterói sempre será a casa de vocês, com portas e corações abertos. Tudo o que fizemos é com grande carinho por vocês e para vocês. Voltem sempre que quiserem: para fazer novos cursos, frequentar a futura biblioteca ou até mesmo só para tomar um café e matar a saudade do professor coruja”, concluiu.

Componentes da mesa solene no segundo dia de evento
Mesa solene no segundo dia de evento

Segundo dia de formatura

No segundo dia de solenidades (24), a composição da mesa foi feita pelo reitor substituto do IFRJ, Miguel Terra; o diretor de implantação do campus Niterói, Eudes Pereira; o diretor de Ensino do campus, José Marcelo Velloso; e o diretor Administrativo, Alberto de Luca.

O reitor substituto, Miguel Terra, disse ser um orgulho ofertar uma formação ao segundo ciclo de alunos no campus Niterói. “O campus tem cerca de um ano, está apenas começando, mas já está atendendo uma parte do público-alvo e cumprindo o papel do Instituto na sociedade. Sabemos das dificuldades que alguns alunos enfrentam para estudar e por isso só podemos agradecê-los por escolherem o IFRJ”, afirmou.

Adriano Ramos, de 24 anos, concluiu o curso de “Desenvolvimento de Aplicativos para dispositivos móveis de sistema operacional Android”. Ele conta que buscou a formação porque está implantando uma empresa, para a qual está desenvolvendo uma plataforma online na área de turismo e visa também a criação de um aplicativo. “Eu moro em Niterói e, quando fiquei sabendo dessa oportunidade gratuita e perto de casa, achei fantástico!”, afirmou.

Adriano Ramos recebe certificação do curso das mãos do diretor de Ensino, José Marcelo.
Adriano Ramos (esq.) e o diretor de Ensino do campus, José Marcelo Velloso

Ainda segundo Adriano, a heterogeneidade da turma tornou a experiência maravilhosa e ele, que já é graduado em Administração na UERJ e faz pós-graduação na UFF de Gestão com ênfase em Turismo e Eventos, irá fazer mais cursos ofertados pelo IFRJ. “Já me inscrevi no curso de Desenvolvimento Web para o próximo semestre. O Instituto está me ajudando muito no aperfeiçoamento da minha carreira e no desenvolvimento do meu negócio”, concluiu.