Logo IFRJ

Gincana visa a prática da solidariedade

Arrecadação vai ser doada a ONG de caridade da região

Os alunos das turmas de primeiro ano (101, 102, 103, 104 e 107) do campus Pinheiral realizaram a gincana “Corrente do Bem: Faça o bem, sem olhar a quem!”. O evento visou o arrecadamento de alimentos e produtos de uso geral para doação e, também, o desenvolvimento de empatia nos alunos. A ação aconteceu no dia 03 de agosto de 2017.

            A ideia da gincana surgiu durante as aulas de Artes da professora Flávia Cruz. De acordo com a docente, o conteúdo das aulas era a arte no século XX, que tem movimentos artísticos que falam sobre a sensibilização. “Com a necessidade de passar um trabalho para eles, pensei em algo que fizesse sentido de acordo com o conteúdo passado, que fizesse os alunos olharem para o próximo”, revelou. A professora lembrou que a gincana não teve uma equipe vencedora pois o objetivo não era competir, e sim, ajudar quem mais precisa.

            De acordo com Flávia, cada turma tinha que montar, no mínimo, quatro cestas básicas. “Eles não podiam trazer nada de casa, tinham que pedir doação”, completou.

Nome das pessoas que doaram foram pendurados nas árvores do campus Pinheiral
Nomes dos doadores foram pendurados na árvore do campus 

Cada pessoa que fez uma doação teve seu nome colado em uma árvore do campus, como uma forma de agradecimento. Tudo que foi arrecadado foi doado para a Organização Não Governamental (ONG) Corrente do Bem, que atua no auxílio de famílias mais necessitadas através de diversas ações.

Uma das responsáveis pela ONG, Raquel Almeida, agradeceu a iniciativa: “Fiquei muito feliz pelo trabalho realizado pela professora Flávia e também pelos alunos. Com certeza será muito útil para nós”, afirmou.

Nathalia Alves, aluna da turma 102, contou que participar da gincana foi algo que mudou sua forma de ver o mundo. “A gente conseguiu ver de perto que tem gente que precisa de ajuda e que podemos ajudar”, concluiu.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS