Grêmio Estudantil tem papel fundamental na representação de alunos

placa do grêmio na porta da sala, que está entreaberta

Organização atua como mediador nas relações entre alunos, escola e poder público

O Grêmio Estudantil é a organização dos alunos que visa representar seus interesses no ambiente escolar e promover uma maior interação entre os discentes. Seus integrantes são responsáveis pelo desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, políticas, sociais e de cidadania. Além disso, o grupo colabora também para a gestão da escola, auxiliando diretores e coordenadores pedagógicos a aprimorar a gestão e o aprendizado em sala de aula.

Uma das características que marcam uma agremiação é o acolhimento aos alunos que estejam interessados em participar. A aluna do 7º período do curso Técnico em Química e vice-presidente do Grêmio, Maria Clara Menezes, de 17 anos, explica como surgiu e se desenvolveu a agremiação no campus São Gonçalo. “O Grêmio surgiu no ano de 2017, quando precisamos reunir os alunos do campus para buscar nossos direitos perante os governantes. Ameaçaram cortar nosso passe estudantil e precisamos nos mobilizar”, explica Maria Clara, que ressalta que desde então, o Grêmio foi crescendo, acolhendo novos alunos que pensam em uma escola melhor.

Hoje a organização tem como objetivos principais: discutir a política do país, combater a homofobia, racismo, machismo e a violência dentro da sociedade. “A juventude brasileira se coloca em luta contra todos os retrocessos. Alguns exemplos são a luta contra os cortes na educação, por expansão de ingressos e garantia de permanência nas universidades públicas, contra a privatização e por mais medidas democráticas para a educação”, ressalta Maria.

Maria Clara ao computador, na sala do grêmio

A diretora de Assistência Estudantil, Gleyce Figueiredo, destaca a valia de existir o Grêmio Estudantil na escola. “A presença do Grêmio, como entidade autônoma de representação estudantil, é muito importante no cotidiano escolar. A atuação política dos estudantes do campus São Gonçalo é algo que muito nos orgulha, pois há atuação crítica mediante às diversas questões que envolvem o dia a dia: dificuldade de acesso aos direitos, debates sobre opressões e conjuntura política; além da realização de atividades culturais e recreativas”, conta.

Gleyce ressalta ainda que o processo de formação política dos estudantes ocorre no dia a dia, nas lutas diárias e a existência de um grêmio contribui para a formação da consciência coletiva, da necessidade de atuação conjunta para a conquista de direitos. “No ano passado, com a ameaça de corte da gratuidade estudantil nos transportes, o Grêmio Constelação atuou forte na mobilização dos estudantes e foi protagonista na conquista deste direito básico de cidadania”, afirma.

O Grêmio Estudantil no campus São Gonçalo funciona de segunda a sábado, das 9h às 15h e é aberto para todos os alunos do campus.