Uma história brilhante de 75 anos de conquistas

Auditório do campus lotado para comemorar o Jubileu e a XXXVII Semana da Química

O campus Rio de Janeiro comemora seu Jubileu de Brilhante na abertura da XXXVII Semana da Química – Sustentabilidade e Diversidade, que começa hoje, 16, e vai até o dia 21 de outubro no campus.

A comemoração do Jubileu de Brilhante – 75 anos de Excelência teve como mestre de cerimônia Florinda Cersósimo, diretora-geral do campus, que convidou ao palco do auditório o reitor do IFRJ Paulo Assis; o reitor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Carlos Henrique Figueiredo Alves; o pró-reitor de Extensão, Francisco Sobral; a pró-reitora de Ensino Médio e Técnico, Helena Torquilho; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Elizabeth Augustinho; e o pro-reitor adjunto de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Daniel Palma.

Florinda Cersósimo mostrou, através de uma apresentação com fotos e documentos de época, como matérias jornalísticas, a saga da Química, desde a década de 40 até os dias de hoje, e lembrou momentos marcantes. “A Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro ocupou um espaço cedido pela Escola Técnica Federal Celso Suckow da Fonseca, atual Centro Federal de Educação Tecnológica - RJ, até o ano de 1985. Neste mesmo ano, esta Autarquia Federal conquistou sua instalação própria. Em 1999, transformou-se em Unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis - RJ CEFET Química”. A diretora-geral lembrou as dificuldades e as conquistas ao longo de décadas, entre momentos de euforia e dias de luta. “Hoje, vivemos de novo um tempo difícil, e é o momento de caminharmos juntos, alunos, professores e demais servidores, para vencermos mais esta etapa de nossa história”.

O reitor do IFRJ lembrou de um momento marcante em sua vida. “Aos 14 anos eu passava em frente ao CEFET e pensava ‘será que um dia vou estudar aqui?’ E hoje eu percebo que aquela sensação, aquela dúvida, mas, acima de tudo, aquela chance, é o que nós temos possibilidade de ofertar ao jovens. Um ensino público, de qualidade e ao alcance de todos. Então, nosso compromisso passa por este viés essencial, que é o de tornar realidade o sonho desses adolescentes que vivem um dia a dia difícil e moram em regiões menos favorecidas”.

Paulo Assis falou da atual luta para ampliação da oferta de ensino na Baixada e outras regiões, como, por exemplo, a ampliação do campus Mesquita no município de Queimados (o governador Luis Fernando Pezão fez a cessão de um CIEP para as futuras instalações do campus). “Nesse processo de ampliação, estamos em fase de construção do nosso campus no Sapê, em Niteroi, que vai ser um marco na história da região. Em Belford Roxo, estamos em luta para nos mantermos na região, pois a atual prefeitura quer a devolução do terreno para que lá funcione um supermercado”.

O reitor falou da realidade financeira para o ano que vem, que prevê 0% de verba para investimento. “É um processo de contingenciamento que prejudica e muito nosso trabalho”. No dia 29 de setembro o reitor participou da reunião organizada pelo Fórum Rio – Alternativas para a Crise. Na ocasião, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que é possível revisar o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2018 para as universidades e institutos federais de Pesquisa e Educação. Sobre o evento, Paulo Assis disse: ““Todos querem a manutenção da qualidade da educação, da qualidade da pesquisa desenvolvida no Rio de Janeiro, pois esse é o dever das instituições. Continuaremos todos alertas para que os direitos orçamentários sejam garantidos, que não sejam cortados lá na frente. Para isso, a conscientização de todos é essencial”.

O reitor do CEFET falou que sente orgulho por fazer parte da história do campus Rio de Janeiro na trajetória da Química. “Entre idas e vindas ao longo do tempo, em momento bons e ruins, o mais importante é saber que no fundo temos o mesmo projeto e buscamos as mesmas soluções para construirmos um futuro melhor”. Celso Henrique falou das reuniões que ocorrem para a discussão de propostas entre as instituições afins. “Sabemos que podemos contribuir muito mais para a educação”. Por fim, o reitor se dirigiu aos discentes presentes. “O esforço dos alunos é fundamental nessa caminhada, a instituição é o reflexo da projeção de vocês”.

Daniel Palma disse que sua vida se confunde com o campus. “Estudei aqui, me formei, e mais tarde voltei para trabalhar. A Semana da Química para mim é algo eterno, pois existe antes de mim. E pretendo estar aqui para comemorar os 100 anos do evento”. Francisco Sobral lembrou que a Semana da Química é um evento emblemático. “Sou ex aluno da Rede Federal e conheço bem essa história de lutas e conquistas. Atualmente, alunos, professores e técnicos precisam estar juntos para enfrentarmos esses dias nublados”. Helena Torquilho fez coro e disse que é preciso mais do que nunca lutar pelo ensino integrado, diante das propostas de mudança do Governo Federal. Elizabeth Augustinho enfatizou que uma história de 75 anos só é possível com o comprometimento de todas as pessoas que fazem a Instituição. “E, nesse contexto, o protagonismo é do aluno. Essa força é essencial para continuarmos nesse caminho tão importante para a educação no Estado do Rio”.