Logo IFRJ

História, cultura e resistência negra no campus São João de Meriti

 

O aprendizado no IFRJ vai além das salas de aulas e de suas disciplinas acadêmicas, e não foi diferente no campus São João de Meriti. Para mostrar à comunidade a história de resistência da cultura negra, a unidade recebeu, no dia 22 de fevereiro, o artista e ativista Macedo Griot para ministrar a palestra “Carnaval e outras Atividades de Resistência”. Professores, coordenadores, diretores do polo, alunos e curiosos sobre o tema compareceram ao evento.

 

Griot ressaltou diferentes assuntos culturais, entre eles, a escrita de 100 mil anos atrás. Ele usou como referência a busca da sociedade para a construção da identidade de cada costume e o resgate da história a partir da transmissão oral.

 

A forma como o negro se apropria da religião em sinal de resistência também foi pontuada. Além disso, para Griot, o racismo estrutural é muito frequente na sociedade: “É comum as pessoas saberem tratar a figura da mulher rica como ‘madame’ mas chamar de ‘nego’ uma pessoa que esteja atuando de forma errada em sua visão ou exercendo um papel agressivo”, criticou.

 

Outro assunto pontuado durante a palestra foi o modo como a figura negra é tratada como base de certos fundamentos, como por exemplo, o samba, e como se encaixa dentro de um corpo social marcado pela hipocrisia: “Eu costumo dizer que a empatia é a melhor arma contra a hipocrisia. E que o negro vem se distanciando dos cargos de poder. São apenas 4% incluídos no âmbito estatal, por exemplo”.

 

Aproveitando a época festiva, o carnaval também foi pauta. O ativista ressaltou que, no início, a intenção da festa era promover festas em homenagem a Saturno, sendo propagado assim, para dois feitios: uma como modo de poder e ostentação, e outra como exaltação perante o opositor.

 

No fim, Griot fez um convite a todos presentes. No dia 18 de março, às 10h, ele realizará um evento chamado “Cotação Tridimensional”, que começa no Cais do Valongo, percorre alguns pontos históricos e termina no Cemitério dos Pretos Novos. O valor é de 20 reais. 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS