Uma história de superação

Luciano aplica golpe de judô em oponente no tatame, enquanto alunos do campus observam

O Campus Realengo abriu espaço para a palestra “Superando os limites das necessidades”. O evento ocorreu no dia 21 de fevereiro e contou com a presença do convidado Luciano Mariano, lutador de Jiu-Jitsu e professor no Projeto Salvando Vidas - que tem como objetivo ensinar a arte marcial de forma gratuita para crianças carentes do Município de Japeri. Luciano perdeu os dois braços em um acidente quando tinha apenas três meses de idade, conseguiu superar os desafios da deficiência e contou na palestra como foi esse processo.

“Com dezoito anos eu comecei a assistir as aulas do professor Paulo Márcio Paulino. Ele sempre me chamou para participar, eu já me interessava pela luta, mas ao mesmo tempo ficava com receio de participar dos treinos por conta da minha deficiência.  Até que um dia o professor me jogou no tatame e me mostrou as técnicas. Foi quando eu pude perceber que era possível, então decidi que nunca mais sairia daquele lugar”, disse.

Luciano trouxe consigo os convidados Douglas Silva, aluno de Jiu-Jitsu e Paloma Mesquita, instrutora do Projeto Salvando Vidas e esposa do professor Paulo Márcio Paulino. Em alinho ao objetivo do Projeto, Paloma ressalta: “Nós temos uma enorme responsabilidade com as crianças nessa iniciativa, pois o local em que as aulas são realizadas está tomado pelo tráfico. Sabemos que não podemos parar com esse projeto, senão perderemos muitos dos nossos alunos para a vida do crime. São muito os desafios que nós enfrentamos por não termos a ajuda do Governo, mas seguimos em frente”.

Em seguida, Luciano Mariano fez uma demonstração com Douglas Silva sobre as técnicas que ele utiliza no Jiu-Jitsu e como ele se adapta com a ausência das mãos, tendo em vista o fato de que ele compete com lutadores que não possuem qualquer deficiência. Ele comentou também a experiência de ter sido um dos personagens escolhidos para compor o livro “Quem disse que eu não vou conseguir?”, escrito por Marcos Ribeiro e que conta histórias de pessoas com dificuldades extremas que conseguiram se superar, mesmo com todos os desafios.

A palestra foi organizada pelas alunas Gabriela Bonfim, Bianca Monteiro, Mayara Fernanda, Monique dos Santos, Sabrina Cristina, Mariana Salbino, Yalla Ramalho e Pâmella Salbueno, todas estudantes do 6º período do curso Bacharelado em Fisioterapia. O evento contou com o apoio da professora de Inclusão Social do campus, Cláudia Oliveira.