Logo IFRJ

IFRJ evolui mais de 40% em índice de governança de TI

Gráfico que mostra índices de evolução do IFRJ, com todos os índices maiores em 2016 em comparação a 2014

O IFRJ apresentou uma evolução de 42% no questionário de 2016 do índice de governança de TI (iGovTI), em relação aos resultados obtidos no ano de 2014. O iGovTI é resultado de um levantamento feito a cada dois anos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com o objetivo de avaliar o nível de maturidade em governança de tecnologia da informação na esfera federal e incentivar a adoção de melhorias na governança de TI dos órgãos públicos.

Durante o levantamento é aplicado um questionário com perguntas que abordam práticas de governança e de gestão de TI previstas em leis, regulamentos, normas técnicas e modelos de boas práticas. No resultado geral, o IFRJ saiu do nível de capacidade de governança de TI “inicial” para o “básico”. A dimensão “estratégia e planos” recebeu destaque, mudando do nível “intermediário” para “aprimorado”.

Uma iniciativa a ser destacada e que teve reflexo no iGovTI 2016 foi o início da gestão de processos do IFRJ. Esse foi um dos itens do levantamento do TCU respondido como “prática não adotada” no questionário de 2014, realidade que mudou a partir de 2016 com o início do planejamento da gestão de processos institucionais pela adoção da gestão de processos para o planejamento do projeto Integrare.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS