IFRJ firma parceria com universidades da Finlândia

Reitor assinando termos à mesa, com Julio e Adriana ao seu lado.

Reitor Paulo Assis, professor Júlio Page e a assessora internacional, Adriana Rigueira, se reuniram para tratar da assinatura

O reitor do IFRJ, Paulo Assis, assinou, no dia 17/10, protocolos de intenção de cooperação com a Tampere University of Applied Sciences (TAMK) e com a Häme University of Applied Sciences (HAMK), ambas da Finlândia. O objetivo é fortalecer laços entre as instituições que possam levar ao estabelecimento de um ou mais acordos de parceria para fins de intercâmbio, cooperação universitária ou interesses de pesquisa.

De acordo com o reitor, a ideia de fechar essas parcerias surgiu quando o professor de Análise Instrumental Júlio Page, do campus Duque de Caxias, foi à Finlândia através do programa “Vocational Educational Training (VET) - Professores para o Futuro”, iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). “Esse é um processo de consolidação das ações da Assessoria Internacional e da nossa gestão, que tem como uma das prioridades a internacionalização. Esses dois convênios com as universidades da Finlândia visam à mobilidade dos alunos, dos professores, trocas de experiências e pesquisas, e até de gestores também. E se deu como consequência da ida do Júlio à Finlândia, que atuou como mediador nesta negociação”, explicou.

Depois da primeira ida do professor Júlio à Finlândia, em 2015, outros desdobramentos aconteceram, além da parceria entre as instituições europeias e o IFRJ: ele foi um dos indicados pela escola de formação de professores da HAMK para participar do programa de capacitação de docentes intitulado Finnish Train the Trainers – FiTT. Um dos produtos do FiTT é o “Modelo Brasileiro de Formação Continuada em Educação Profissional e Tecnológica”, que utiliza os conhecimentos adquiridos durante a experiência na Finlândia, mas que discorre sobre as especificidades locais e regionais.

Dando continuidade ao aproveitamento dos conhecimentos obtidos durantes esses programas, foi lançado nesta semana o “Brasileiros Formando Formadores (BraFF)”, que visa transformar os 20 professores que foram à Finlândia durante o FiTT em multiplicadores de conhecimento para mais 145 professores da rede pública federal.