IFRJ participa de evento na Universidade de Nova York Abu Dhabi

Fachada da Universidade de Nova York Abu Dhabi

A convite da Universidade de Nova York (NYU), a assessora de Relações Internacionais do IFRJ, Adriana Rigueira, participou do NYU Abu Dhabi Event for Educators, na capital dos Emirados Árabes. O evento, que ocorreu entre os dias 22 e 24 de fevereiro, é parte do processo que seleciona jovens estrangeiros candidatos a uma vaga de graduação na Universidade de Nova York Abu Dhabi.

Segundo Rigueira, desde 2017 a Assessoria de Relações Internacionais divulga o programa de graduação da NYU Abu Dhabi, que oferece 22 cursos principais (os chamados majors), mais outros 20 cursos complementares (minors), além de línguas estrangeiras. “Os alunos estudam em ambiente multicultural e têm acesso à prática de esportes variados, a laboratórios de ponta, centro de artes e uma rede de bibliotecas. Parte dos jovens selecionados para o programa recebe bolsas de estudo integrais, o que justifica o rigor no processo de seleção”, diz a assessora.

Adriana Rigueira, do IFRJ, do Flavio Balod, do Colégio Pedro II, durante o evento em Abu Dhabi

Adriana Rigueira ao lado de Flavio Balod, do Colégio Pedro II

Bolsa de estudos e seleção

Além do financiamento total do curso de graduação durante os quatro anos de estudos, a bolsa proporciona moradia e alimentação, duas passagens anuais para o Brasil, e a possibilidade de o aluno fazer uma parte dos seus estudos, incluindo estágio (um ou dois semestres), em um dos muitos centros acadêmicos da universidade, que conta com instalações em Londres, Paris, Florença, Praga, Berlim, Madri, Sidney, Tel Aviv, Accra, Buenos Aires, Washington D.C., além do próprio campus da cidade de Nova York.

Candidatos em potencial a uma vaga na NYU-Abu Dhabi devem ser alunos com excelente rendimento acadêmico e proficiência na língua inglesa. Os avaliadores também consideram outras características. “Para a seleção, não basta apresentar ótimas notas e falar bem o inglês. O candidato deve ter a mente aberta, demonstrar interesses diversos, curiosidade intelectual, engajamento social e espírito de liderança, por exemplo. É esse tipo de jovem que eles buscam”, explica Rigueira.

Ainda neste semestre, o IFRJ deve receber o representante da NYU Abu Dhabi na América Latina, Danny Parra, para uma palestra.  As inscrições para o processo de seleção estarão abertas em agosto por meio da plataforma Common Apps. Outras informações podem ser obtidas nos websites da NYU (nyuad.latin.america@iie.org) e do IIE (dparraalvarez@iie.org).