II Encontro Fluminense de Licenciaturas em Ciências da Natureza e Matemática

Com o tema central "Ensino de Ciências e Matemática: Desafios da Contemporaneidade", o II Encontro Fluminense das Licenciaturas (Enflic) acontecerá do dia 07 a 09 de fevereiro de 2017. O objetivo maior do evento é proporcionar reflexões e debates sobre potenciais novas pesquisas acadêmico-científicas e produtos educacionais a respeito da formação inicial e continuada, para professores e pesquisadores interessados em ensino de Ciência e Matemática; inclusive para os estudantes de Licenciatura do IFRJ e de demais instituições interessadas nessa área. E, especificamente:

(I) Refletir sobre diferentes metodologias na área de ensino de Ciências e Matemática, na Educação Básica e na Educação Superior;

(II) Promover reflexões a respeito do currículo de Ciências e Matemática, para a Educação Básica e para os cursos de formação de professores.

Confira a programação geral dos três dias de evento:

Como participar?

Para participar das Oficinas do dia 07/02 (das 20h às 21h30), clique aqui [http://portal.ifrj.edu.br/enflic/inscricao] e faça a sua inscrição. Os temas disponíveis são:

1. A temática Polímeros para turmas do Ensino Médio, mediada por experimentos do contexto ambiental com Andrea Barbalho (IFRJ) - (15 vagas)
  2. Aspectos Pedagógicos de ensino de Análise Combinatória na Educação Básica com Paulo Jorge Teixeira (UFF – CPII) - (30 vagas)
  3. Demonstrações interativas da óptica: das artes plásticas aos pixels como contexto de ensino com Marco Adriano Dias (IFRJ) - (20 vagas)
  4. Ensino de Matemática para cegos e surdos: algumas reflexões com Gisela Pinto (UFRRJ) - (20 vagas)
  5. Favorecendo o aprendizado dos alunos através de atividades investigativas nas aulas de Física com Sandro Fernandes (CPII – CSC III) - (25 vagas)
  6. Montagem de Modelos Moleculares com materiais acessíveis com Dijan Alves (ex-aluno IFRJ – Mestrando UFRJ) - (15 vagas)
  7. O Algeplan no software Geogebra: uma implementação para dispositivos móveis com Andreia Maciel (UERJ/CPII) - (10 vagas) - [Todos os participantes devem levar smartphone ou tablet]
  8. O pensar e o fazer na EJA com Rony Leal e Sandra Viana (IFRJ) - (30 vagas)
  9. Prática interdisciplinar – Ciência, Cultura e Arte com Andrea Moraes, Angela Costa e Silva e Suéle Lima (IFRJ) - (20 vagas)
  10. Uso de materiais alternativos nas aulas experimentais de Química com Ismárcia Silva (IFRJ) - (20 vagas)
  11. Utilizando o arduíno como instrumento didático nas aulas de cinemática com Filipe Santos (IFRJ) - (15 vagas)
  12. Visualizando Poliedros através de dobraduras com Erica Araújo, Marcelo Bastos e José Gaspar (IFRJ) - (20 vagas)

--

O II Enflic é continuidade e resgate de outro evento realizado com sucesso no campus Nilópolis em 2008, nos dias 13 e 14 de maio. Apoiados, à época, pela Capes, por seu Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência).

Para mais informações, acesse: http://portal.ifrj.edu.br/enflic

Prograd IFRJ