II Mostra Empresarial apresenta jovens ao mercado de trabalho

O processo de educação deve ir além da sala de aula. Baseado nesse pensamento, o campus Nilópolis do IFRJ recebeu, no dia 5 de maio, jovens e profissionais em busca de estágio, emprego e qualificação profissional. O evento foi organizado pela Coordenação de Integração Escola-Empresa (COIEE) e teve como objetivo principal proporcionar aos estudantes ferramentas para facilitar o contato entre eles e o mercado de trabalho.

Ao longo da mostra, os palestrantes ensinaram a montar um bom currículo e deram dicas de como se comportar em entrevistas de emprego. Além disso, empresas como CIEE, Fundação Mudes, Sebrae, entre outras estiveram presentes para ajudar a comunidade.

Orientações jurídicas também foram dadas pela empresa de advocacia Barbosa & Linhares e agendamentos para emissão de carteira de trabalho, seguro desemprego e orientações de abono salarial foram dadas pelo Ministério do Trabalho. O evento apresentou, ainda, uma exposição dos robôs da Equipe Jaguar, do campus de Volta Redonda.

O evento também foi marcado por muita animação, música e dança. Primeiro, o Coral “If I Sing” fez a abertura, depois, o público se emocionou com a apresentação do Studio de Dança Valéria Brito. Ademais, foram oferecidas degustações do bolo ofertado pelo grupo Vaspão e do café da manhã disponibilizado pelo Instituto dos expositores e colaboradores.

Após as apresentações, os alunos foram convidados a assistirem a palestra “Desafios do Processo Seletivo”. Em seguida, presenciaram uma competição de canto e dança, composta por talentos que se revelaram para o público do Instituto. O primeiro lugar ficou com o grupo de dança “I.am. Beats”.

Entre os participantes da competição, estava Esther Costa, estagiária da COEX e aluna de Produção Cultural, que ficou em terceiro lugar após cantar “Que Sorte a Nossa”, de Paula Mattos. “Adorei ver meus colegas se soltando e mostrando o que sabem fazer de melhor”, contou.

Posteriormente, a peça “O que não fazer numa entrevista” foi apresentada. A direção foi do aluno de Produção Cultural Caio Passos, que também elaborou o roteiro em parceria com Lohaine Moraes e Pedro Camelo, do mesmo curso. O elenco, formado por alunos e funcionários do campus, mostrou, com bom humor, o comportamento esperado em uma entrevista de emprego e reforçou as dicas passadas na primeira palestra.

Balcão de empregos

Para Pedro, a peça foi importante pois ajudou o público a enxergar o que foi tratado durante o dia. Já Caio elogiou a proposta de falar sobre a realidade do mercado de trabalho, já que foram abordados assuntos do interesse dos alunos. Por último, a Banda Conexão Prata se apresentou e encerrou o evento, deixando os visitantes na expectativa da próxima Mostra Empresarial.

A coordenadora da COIEE, Denise Soares, disse que procurou fazer um evento que também trabalhasse a questão da inclusão social e da cultura. “Quando escutamos uma música ou conversamos, adquirimos novos conhecimentos. Na visão psicopedagógica, a II Mostra Empresarial é apenas um caminho de acesso a novos saberes e ressignificações das aprendizagens”, explicou.