II SEMANEX tem início no campus Rio de Janeiro

A II Semana de Extensão do IFRJ, “Políticas de Extensão, Tecnologia e Cultura”, teve início hoje, 8 de junho, no campus Rio de Janeiro. O evento é composto pela I Jornada Interna de Extensão da PROEX - I JIEX; I Festival Cultura e Arte - Fest Cult & Art, por palestras, mesas-redondas, oficinas e tarde de autógrafos.

Estiveram presentes: pró-reitores do IFRJ, diretores dos campi, servidores e alunos. O evento também teve a presença do diretor-geral do Instituto Nacional de Educação de surdos (INES), Marcelo Cavalcanti.

A apresentação do grupo musical do campus Paracambi, Varridos do Poder, que faz parte de um projeto chamado "Prática de Conjunto Musical", fez com que a plateia que lotava o auditório do campus Rio de Janeiro cantasse junto sucessos que chamam a atenção pelas letras sempre atuais, seja “como Nossos Pais”, de Belchior, seja em “Brasil” de Cazuza.

Em seguida, foi formada a mesa de abertura que contou com a participação do reitor do IFRJ, professor Paulo Assis; do pró-reitor de Extensão do IFRJ, Francisco Sobral e da diretora-geral do campus Rio de janeiro, Florinda Cersósimo.

O reitor elogiou a organização do evento e disse que a Extensão tem uma característica muito forte que é a de envolver as pessoas de uma maneira dinâmica, que contagia e que deve estar presente sempre nas atividades de ensino. Ao lembrar a sua fala na abertura da XI JIT no dia anterior e na sua proposta de resistência para enfrentar tempos difíceis, Paulo Assis chamou a atenção para outra necessidade. “ Ontem eu falei que era preciso resistência, e hoje eu acrescento que é também essencial integrar. Devemos pensar a educação e o ensino, de uma maneira diferente, acolhedora, com espaço para a arte. Não é mais possível continuar com a velha prática das ‘caixinhas’ de Matemática, de Português, é preciso ir além. Porque educação é algo vivo, dinâmico”. Para finalizar, ele lembrou que a formação oferecida pelo IFRJ vai muito além de uma qualificação e de uma capacitação técnica-profissional. “Nós temos um compromisso ainda maior, formamos cidadãos que sabem da importância de serem criativos, críticos e que estão em plena sintonia com a questão ética deste país”.

Francisco Sobral agradeceu a todos que contribuíram para a realização da SEMANEX e disse que as atividades de Extensão estão ligadas a um questionamento importante, já que os trabalhos desenvolvidos acontecem em um momento particularmente difícil e muito importante para o país. “Nós queremos isso, trabalhos inovadores que despertam o senso crítico e que tenham esse viés social de estar junto à comunidade. Para o ensino na Extensão isso é absolutamente vital”. Ele destacou algumas das atividades que acontecem até amanhã no campus Rio de Janeiro. “Teremos, entre tantas atrações, produções literárias no que chamamos de Prata da Casa. Autores que são ligados ao IFRJ apresentarão suas obras, que são dos mais diversificados temas”.

A diretora Florinda Cersósimo, disse que sentia um prazer enorme em saber que o campus abrigaria tantos eventos importantes. “É fantástico receber servidores e alunos de tantos campi, unidos no propósito de apresentar suas produções e se integrarem de uma maneira única”.

Uma segunda etapa da SEMANEX vai ocorrer em setembro, com a realização da II Feira de Economia Solidária; e da III Feira de Oportunidades, Estágios e Empregos.