Integração e oportunidades permeiam segunda etapa da Semanex

equipe do projeto ciência

O campus Rio de Janeiro recebeu, no dia 28 de setembro, a segunda parte da Semana de Extensão do IFRJ (Semanex) e abrangeu a III Feira de Estágio, que contou com a participação de diversas empresas; e a II Feira Econômica Solidária, que reuniu empreendedores que divulgaram e venderam seus trabalhos. Alunos de diversos campi do instituto também estiveram presentes.

O evento aconteceu durante todo o dia e, além das feiras, contou com palestras relacionadas às oportunidades de emprego e estágio, premiação da I Jornada Interna de Extensão (JIEX) – realizada na Semanex em junho – e show de encerramento com voz e teclado do servidor da Pró-reitoria de Extensão (Proex), Vanderson Amaral.

O pró-Reitor de Extensão do IFRJ, Francisco Sobral, contou que o objetivo ao realizar o evento foi que o aluno, ao terminar ou estar próximo de concluir o curso, tenha condições de fazer um planejamento de vida e de definir o que quer para o futuro. “Através de palestras e conversas com as empresas, esperamos que o estudante chegue a essa definição, porque ele projetando a sua vida e sonhando com seu futuro, encarará melhor os desafios e incertezas que terá pela frente”, explica Sobral.

Feira de Estágio

A coordenadora geral de Integração Escola-Empresa, Edméa Teixeira, acredita que a parceria entre a instituição e as empresas que participaram da Feira de Estágio é muito importante para a formação dos alunos: “Para eles, saber que há essa oferta de estágio e de um possível futuro emprego é muito gratificante”, comenta Edméa.

Os discentes também veem o evento como algo positivo. Os estudantes do 3º período do curso Técnico em Segurança do Trabalho, do campus São Gonçalo, Kevin Alvarez e Diego Souza, se mostraram animados com as oportunidades de estágio e com as palestras oferecidas. “As chances que a pessoa pode ter são enormes. É a primeira vez que venho e já sinto que é bem melhor do que procurar por conta própria”, relata Kevin. Diego completa: “Aqui temos o contato direto com os representantes das empresas e é importante ver que o Instituto Federal é acreditado”.