Integração marca os III Jogos Intercampi do IFRJ

Integrar, do latim integrare, significa reunir ou tornar inteiro, e foi exatamente este o propósito dos III edição dos Jogos Intercampi, realizado no sábado, 10 de junho, no campus Pinheiral. O evento, um dos maiores e mais importantes da Instituição, reuniu servidores e alunos de diversos campi. No total, 1.200 alunos, divididos em equipes e também fazendo parte de animadas torcidas, aproveitaram um momento único para praticar esporte, gastar energia e se divertir.

As delegações dos campi Arraial do Cabo, Duque de Caxias, Eng. Paulo de Frontin, Nilópolis, Paracambi, Pinheiral, Relengo, Rio de Janeiro, São Gonçalo e Volta Redonda entraram em quadra para o início oficial dos Jogos, com a execução do hino nacional e uma manifestação espontânea de todos os jovens contra o atual momento político do país.

Além dos professores e dos alunos, também estiveram presentes: o pró-reitor de Extensão (PROEX), Francisco Sobral; a pró-reitora de Ensino Médio e Técnico (PROET), Helena Torquilho; o pró-reitor de Administração, Miguel Terra, representando o reitor do IFRJ, Paulo Assis; o diretor-geral do campus Pinheiral, Reginaldo Ribeiro; a coordenadora de Extensão (COEX) também do campus Pinheiral, Carla Lima; e a coordenadora de ações esportivas, Gabriela Conceição.

Após a abertura oficial, o evento recebeu diferentes grupos de dança contemporânea de vários campi do IFRJ, que levantaram o público presente com as performances realizadas. Em seguida, começaram os jogos. Praticados concomitantemente, as modalidades de vôlei de quadra, vôlei de areia, futebol society, handebol, xadrez e tênis de mesa, ocuparam diferentes espaços do campus Pinheiral. As torcidas fizeram um espetáculo à parte, incentivando as equipes durante as disputas, com ‘gritos de guerra’ e agitando bandeiras dos respectivos campi, com direito à bateria e muita vibração. A cada vitória, as torcidas invadiam a quadra para comemorar junto aos jogadores.

Matheus de Paula, aluno do curso de Controle Ambiental do campus Nilópolis, aproveitou todos os momentos do Intercampi: jogou handebol com os colegas, torceu pelo grupo feminino da mesma modalidade do campus, fez amigos e, quando precisou recarregar as energias, deitou no gramado do campus sede. “O mais legal desses jogos é a forma que eles unem as unidades do IFRJ e como promovem a cooperação dos alunos. Fica uma maneira divertida de competir, sem a necessidade de vencer a todo custo”, contou Matheus, enquanto ria com os amigos na hora do almoço que relembravam os melhores momentos do jogo realizado mais cedo.

Ao longo do dia, os alunos se aqueciam nas extensões do campus Pinheiral para os próximos jogos e aproveitavam para registrar todos os momentos por meio de fotos e vídeos para as redes sociais através da hashtag #JogosIntercampiIFRJ.

Para manter as energias durante todo o dia, foram servidores lanches e almoço para os alunos presentes, que usavam camisetas personalizadas de diferentes cores. Ademais, uma equipe de arbitragem para os jogos foi contratada por licitação.

Medalha para todos

O objetivo principal dos Jogos Intercampi é a integração e o sentimento de “todos são vencedores”. E todos foram. Quando derrotados, os jogadores se abraçavam, parabenizavam uns aos outros pelo esforço, e ainda cumprimentavam os adversários em sinal de respeito e admiração pelos grandes jogos realizados.

Além das novas amizades e cooperação das equipes, a recompensa de um dia de atividades esportivas chegou no final com a distribuição das medalhas e dos troféus. Realizados e contentes pelas disputas, os alunos ficaram animados com a premiação e agradeceram, com muitas palmas e gritos de incentivo, aos professores de Educação Física de cada campus que os treinaram.

Missão cumprida

Os III Jogos Intercampi são uma ação da pró-reitoria de Extensão do IFRJ (Proex) e das direções-gerais dos campi, articulada entre as coordenações de Extensão e os servidores da área de Educação Física.

A coordenadora Carla Lima apontou que, para o campus Pinheiral, sediar um evento como esse é um prestígio. “Agradecemos a PROEX por escolher o nosso campus para ser sede. É muito gratificante ver as crianças brindando o esporte, comemorando cada vitória, e até mesmo a superação e a vontade de melhorar para o próximo anos após as derrotas”, contou.

Para o pró-reitor Sobral, o evento foi um sucesso e superou as expectativas. “Foi um dia bonito, sem alunos machucados, sem brigas... Foi um dia de muito significado porque tivemos integração entre todos os alunos”. Sobral ainda agradeceu à coordenadora de ações esportivas Gabriela pela organização do megaevento.

Gabriela, uma das principais organizadoras do Intercampi, disse estar com sentimento de dever cumprido e com motivação para melhorar ainda mais nas próximas edições. “Eu quero que ao sair daqui, os alunos se sintam alegres por terem se divertido. Não é para saírem como derrotados ou vitoriosos, e sim como pessoas que tiveram um dia de vibração e movimentação do corpo”.

Resultado final

A Coordenação de Ações Esportivas divulgou, nesta segunda, dia 12 de junho, o resultado final dos jogos e as respectivas categorias. Confira:

1º lugar

Pinheiral e Duque de Caxias

Handebol feminino

x

Para conferir mais fotos da III edição dos Jogos Intercampi do IFRJ, clique aqui