Mobilidade internacional: alunos de graduação podem se candidatar a intercâmbio na Europa

Mapa da Europa com vários corações estampados com bandeiras de países europeus

Fonte: Google Images

Alunos de graduação do IFRJ poderão concorrer a oportunidades de mobilidade internacional para o 1º e o 2º semestre de 2018 em universidades europeias. As vagas são oferecidas por meio do Programa de Mobilidade Internacional da Reari (Rede de Assessorias Internacionais do Estado do Rio de Janeiro).

No IFRJ, poderão se candidatar alunos de graduação que tenham integralizado entre 40% e 70% da matriz curricular do curso, além de ter Coeficiente de Rendimento (CR) igual ou superior a 6,0 e não ter processo disciplinar instaurado.

As inscrições serão feitas de 23 a 25 de agosto, na Reitoria-Centro (rua Buenos Aires, 256, 6º andar), das 9h às 15h. É preciso preencher a ficha de inscrição e apresentar os documentos exigidos no edital. Além disso, os candidatos deverão entregar duas cartas de recomendação e o termo de responsabilidade financeira (conforme modelos anexos ao edital).

Na seleção interna, os alunos serão avaliados pelo Coeficiente de Rendimento e pela participação em programas acadêmicos e de pesquisa. A seleção final cabe às próprias universidades europeias.

As informações sobre vagas, certificados de proficiência e outras especificidades podem ser consultadas no Edital Reari 01/2017.