Logo IFRJ

Por um mundo acessível

alunos lendo em libras

Alunos do campus Paracambi participaram de diversas atividades de sensibilização organizadas pelo Núcleo de Apoio à Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). O evento, que aconteceu no dia 30 de agosto, foi dedicado à acessibilidade e contou com leituras em braile, guia vendada e em cadeira de rodas, além da exibição de vídeos apenas em Libras.

A sensibilização aconteceu em parceria com os NAPNE’s de Nilópolis e Eng. Paulo de Frontin. Estiveram presentes a coordenadora do NAPNE de Nilópolis, Carla Albertoni; o intérprete de Libras do campus Nilópolis, Jorge Luiz Martins e o coordenador do NAPNE de Eng. Paulo de Frontin, Ramon Damasceno.

O núcleo de Paracambi, que tinha maior foco na conscientização através de palestras, trouxe o modelo de evento para a unidade, após uma experiência semelhante em Nilópolis. “Um evento no campus Nilópolis, em que realizaram a guia vendada, me trouxe a vontade de trazer para Paracambi esse tipo de experiência mais sensorial, em que os alunos vivem no lugar do outro. Essa bagagem vale muito mais que uma palestra”, explica Paola Mota, coordenadora do NAPNE de Paracambi.

As atividades ficaram expostas no espaço de convivência dos alunos durante o turno da manhã e da tarde, e a resposta dos estudantes foi satisfatória. A aluna do 6º período do curso Técnico em Mecânica, Alexandra Higino, considerou a guia vendada o exercício mais complexo pela falta de controle do que acontecia a sua volta. “Foi um dia bom para que a gente pudesse entender que existe uma outra maneira de viver, que não é tão fácil quanto a nossa”, concluiu Alexandra.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS