Logo IFRJ

NAPNE do campus Belford Roxo promove evento sobre autismo

participantes do evento posando para foto

O Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do campus Belford Roxo promoveu o primeiro encontro sobre autismo da unidade, em parceria com o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) da cidade.

O evento, que aconteceu no dia 26 de abril, teve como principal objetivo informar sobre as características da doença e esclarecer para a população que nem toda limitação é física, além de expor as dificuldades enfrentadas pelas famílias para conseguir atendimento especializado na rede pública de saúde.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula-se que o autismo afeta uma em cada 160 crianças no mundo. A condição chamada de “Transtorno do Espectro Autista” geralmente tem início na infância e persiste durante a adolescência e vida adulta.

Para o representante do COMDEF-BR, José Antônio dos Santos é necessário que haja informação para que seja possível uma cidade mais inclusiva. “Buscamos sempre passar informações detalhadas a fim de conseguir uma cidade que ofereça bons serviços de saúde e educação para a população. Precisamos de respostas concretas, esse é o nosso trabalho, utilizar dos direitos garantidos por lei”, afirmou.

O evento contou com a participação de diversas frentes que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência. Segundo pesquisas científicas realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) existem muitos fatores que podem deixar uma criança propensa ao autismo, incluindo questões ambientais e genéticas.

Segundo a professora Heloísa Helena, uma das organizadoras do evento, a parceira foi de extrema importância para trazer a realidade das famílias que convivem diariamente com a doença. “A ideia principal foi informar e trazer para debate a dificuldade, por exemplo, de uma mãe de Belford Roxo, em achar uma escola que tenha o tratamento especializado e, claro, informar sobre as características de uma doença que muitas vezes não é visível mas afeta milhares de famílias a cada ano”, concluiu.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS