Bacharelado em Ciências Biológicas

Ciências Biológicas

O Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas possui ênfase em Biotecnologia e está voltado para a formação de profissionais para atender a demandas crescentes no mercado de trabalho, tais como: a Biotecnologia Animal e Humana (Saúde); Biotecnologia Vegetal (Agropecuária e Agronegócios); Biotecnologia Ambiental (Controle e Preservação do Meio Ambiente) e os Processos Industriais Biotecnológicos.
Essas áreas têm como objetivo o conhecimento dos seres vivos e seus constituintes para gerar produtos de interesse socioeconômico, voltados para a melhoria da qualidade de vida da população, como por exemplo: o uso das células-tronco com aplicações terapêuticas, as práticas de congelamento de sangue de cordão-umbilical, o monitoramento ambiental pelas técnicas da biologia molecular, os alimentos transgênicos e outros, inseridos na capacitação prática do Biólogo.
O curso associa uma formação sólida nas disciplinas de base científicas, constituídas pelo tripé biologia-física-química, ao treinamento intensivo e prático, em laboratórios de Biotecnologia; Biologia; Bioquímica; Microscopia; Química e em planta-piloto de Tratamento de Efluentes.
O Biólogo assim formado poderá trabalhar em instituições públicas e privadas que atuam no campo da Biologia, com ênfase na Biotecnologia: laboratórios de análises e diagnósticos; laboratórios de controle de qualidade; hospitais; centros de pesquisa científica e tecnológica; no parque industrial e em universidades.

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Adriana Dias Menezes Salgueiro
Res. do Conselho Diretor do IFRJ nº 19 de 18/09/2008.
Rio de Janeiro - Tarde
8 Períodos

Adriana Dias Menezes Salgueiro possui graduação (1999) em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF. Possui Mestrado (2003) em Biociências e Biotecnologia pela UENF e Doutorado (2009) em Ciências Biológicas (Genética), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em 2008 ingressou no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), onde atua como docente no curso de Biotecnologia. Atuou como Coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação do Campus Rio de Janeiro (01/2010 - 07/2011).  Atuou como membro do Conselho Acadêmico de Graduação representando o Bacharelado em Ciências Biológicas (02/2015 – 02/2016). Foi Vice-coordenadora do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas (05/2015-05/2017). É membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas desde a sua criação. Em maio de 2017, assumiu a coordenação deste curso. Participou também de projetos de extensão como membro da Coordenação Geral da Semana da Química durante os anos de 2011 e 2012.

Atua como parecerista Ad hoc dos projetos de pesquisa submetidos ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT-IFRJ). È coordenadora do Grupo de Pesquisa Cultura de Tecidos e Biotecnologia Vegetal do IFRJ e participa como colaboradora do grupo de pesquisa Biodiversidade Molecular Vegetal da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Biologia Molecular Vegetal e Cultura de Tecidos Vegetais. Obteve projetos contemplados, como coordenadora, em editais internos como o edital PROCIÊNCIA - Programa de Incentivo à Produção Científica, Tecnológica e Cultural IFRJ e PIBIC, e externos, como Universal (CNPq), Auxílio Instalação (Faperj) e ADT1 (Faperj).

Currículo na Plataforma Lattes :  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775931H7