Logo IFRJ

Bioquímica e Biologia Molecular - Mestrado e Doutorado

Bioquímica e Biologia Molecular - Mestrado e Doutorado
Informações Gerais / General Information: 

O Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Biológicas nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), Stricto Sensu, foi aprovado pela CAPES em 29 de abril de 2013 (Mestrado e Doutorado, conceito 4).  

A construção do PMBqBM teve como objetivo primário agregar bioquímicos de programas consolidados com bioquímicos competentes que se encontram em instituições de ensino superior onde não há massa crítica para constituição de um programa de pós-graduação. Essa foi uma ação conjunta entre a Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH, USP), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC- campus de Lages), Universidade do Estado do Amazonas (UEA, campus Manaus), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN, campus Mossoró), Universidade Federal do Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Campo Grande e Chapadão do Sul), Universidade Federal do Paraná (campus Palotina),  Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ, campus Rio de Janeiro).

Mais informações do programa podem ser encontradas neste link: www.sbbq.org.br/multicentrico

Coordenanor Local do Programa: Prof. Dr. Marcelo Alex de Carvalho;

e-mail: marcelo.carvalho@ifrj.edu.br ; telefone: 2566-7774;

Secretaria de Pós-Graduação:

Local: Rua Senador Furtado, 121 - 2º andar ; Bairro: Maracanã - Rio de Janeiro; CEP: 20270-021.

Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 14h às 20h.

Telefone: 2566-7733;  e-mail: pmbqbm@ifrj.edu.br;

Processo Seletivo / Selection Process : 

Processo Seletivo do PMBqBM - Período 2017.1

Documentação referente ao processo seletivo:

1) inscrições homologadas;

2) notas da seleção para o mestrado;

3) notas da seleção para o doutorado;

4) resultado final (mestrado & doutorado).

Linhas de Projetos / Research Lines: 

LINHA DE PESQUISA BIOQUÍMICA EM ESTADOS PATOLÓGICOS (BEP)

O estudo de doenças crônicas e degenerativos possibilita a elucidação de rotas bioquímicas que compõem mecanismos integrativos de sinalização celular e pode pavimentar o caminho para a identificação de alvos terapêuticos para várias doenças.

Profa. Ana Claudia S. Tessis, PhD

Estudo de digitálicos no mecanismo de reversão do fenótipo de resistência múltipla a drogas.

A linha de pesquisa objetiva o estudo de digitálicos capazes de inibir a atividade de transportadores responsáveis pela resistência múltipla a drogas. A importância do estudo desses compostos reside no fato de que estes inibidores poderiam ser utilizados promovendo a reversão do fenótipo de resistência das células que expressam esses transportadores. Assim, em associação, os quimioterápicos atualmente disponíveis poderiam voltar a ser ativos e utilizados no tratamento em que se detecta este tipo de fenótipo.

Prof. Eliezer Menezes Pereira, PhD

Estudo da patogenicidade de Staphylococcus coagulase-negativos.

Os Staphylococcus coagulase-negativos tem cada vez mais aparecido como agentes de infecção em humanos e animais, principalmente as espécies S. epidermidis e S. haemolyticus. O foco desta linha de pesquisa é estudar os fatores de virulência destes microrganismos, clones prevalentes e fatores associados as infecções causadas por estes.

Profa. Juliene Antonio Ramos, PhD

Diversidade genética viral e interações proteicas na evolução da história natural da infecção pelo vírus HCV.

A linha busca estudar a diversidade genética do HCV em pacientes visando identificar alterações relacionadas à resistência ao tratamento, para tanto, são utilizadas estratégias de sequenciamento em plataforma de nova geração. Além disso, buscamos identificar parceiros de interação de NS5a e NS5b que possam nos ajudar a elucidar a história natural da infecção pelo HCV.

Prof. Luiz Dione Barbosa de Melo, PhD

Interação parasito-hospedeiro na doença de Chagas: participação de lipídios bioativos e lectinas.

O agente etiológico da doença de Chagas, o protozoário Trypanosoma cruzi, é um parasito identificado pela primeira vez em 1909 pelo Dr. Chagas. Por se tratar de uma doença debilitante e incurável, a doença de Chagas constitui ainda hoje um grave problema de saúde pública, especialmente pelo tratamento dos pacientes já infectados no passado. A invasão do hospedeiro vertebrado pelo T. cruzi envolve as etapas de adesão/reconhecimento, sinalização e invasão. Durante a adesão ocorrem inúmeras interações entre receptores e/ou ligantes de superfície do hospedeiro com as moléculas do parasito, de modo cepa/forma evolutiva dependente e tipo celular específico. Diferentes moléculas e proteínas participam deste processo, tais como lisofosfolipidios como a lisofosfatidilcolina que atua como um sinal quimiotático para macrófagos, e, proteínas lectinas como Galectina-3 de expressão ubiquitária que reconhece β-galactosídeos presentes na superfície do parasito através do seu domínio CRD, facilitando a infecção em células hospedeiras e migração do parasito na matriz extracelular. Entretanto, os receptores e vias desinalização envolvidos na sinalização celular induzida pelo LPC e lectinas exibem certa promiscuidade com relação ao ligante. Para LPC a interação tem sido proposta ao receptor TLR4 e TLR2, além do receptor G2A, um G receptor acoplado à proteína. As linhas de pesquisa se propõem a investigar a ativação de vias citoplasmáticas e nucleares de transdução de sinal no curso da infecção pelo Trypanosoma cruzi utlizando modelos in vitro de expressão ectópica de proteínas alvo e modelos in vivo com camundongos nocaute para TLR4, TLR2 e Galectina-3. Em resumo, a investigação desses alvos na interação parasito hospedeiro pode contribuir para um melhor conhecimento da fisiopatologia tecidual na doença de Chagas.

 

LINHA DE PESQUISA MEDIADORES CELULARES (MC)

Estudo das vias sinalização celular que governam e coordenam as atividades e funções celulares em diversas condições, tais como, divisão, crescimento e diferenciação celulares, processos de interação célula-célula, célula-matriz extracelular, superfície celular-núcleo–organelas. Estudos dos mediadores envolvidos nestes processos, tais como neurotransmissores, hormônios, nucleotídeos, etc . Busca de compostos com diferentes atividades, tais como anti-parasitárias, anti-microbianas, anti-cancerígenas, anticoagulantes, etc.

Prof. Marcelo Alex de Carvalho, PhD

Estudos funcionais de variantes do gene BRCA1 e de proteínas de interação com domínios BRCT no reparo ao dano de DNA.

O gene BRCA1, associado a predisposição hereditária ao câncer de mama e ovário, codifica a uma proteína, BRCA1, envolvida com mecanismos de reparo ao dano de DNA (RDD), de controle do ciclo celular e transcrição. Variantes genéticos de BRCA1 conferem diferentes graus de risco aos indivíduos carreadores. BRCA1 encerra domínios BRCT em tandem na sua porção C-terminal – esse domínio é a assinatura de várias proteínas envolvidas com RDD. O principal interesse de nosso grupo é o desenvolvimento de modelos de estudo funcional de variantes genéticos de BRCA1 e também o estudo de proteínas de interação com domínios BRCT e suas relações com mecanismos de RDD.

Corpo Docente / Teaching Staff: 

1)Profª Drª Ana Claudia Schiefler da Cunha Tessis

e-mail: ana.tessis@ifrj.edu.br

currículo lattes

2)Prof. Dr. Eliezer Menezes Pereira

e-mail: eliezer.pereira@ifrj.edu.br 

currículo lattes

3)Profª Drª Juliene Antonio Ramos

e-mail: juliene.ramos@ifrj.edu.br

currículo lattes

4)Profª Drª Joanna Reis Oliveira

e-mail: joanna.oliveira@ifrj.edu.br

currículo lattes

5)Prof. Dr. Luiz Dione Barbosa de Melo

e-mail: luiz.melo@ifrj.edu.br

currículo lattes

6)Prof. Dr. Marcelo Alex de Carvalho 

e-mail: marcelo.carvalho@ifrj.edu.br

currículo lattes

7)Prof. Drª Tuane Gonçalves Vieira 

e-mail: tuane.vieira@ifrj.edu.br

currículo lattes

Os docentes das demais instituições encontram-se neste link

Dissertações / Teses / Produtos Finais // Dissertations / Theses / Final Products: 

Em construção

Eventos / Events: 

International Union of Biochemistry and Molecular Biology 2015: Link

As inscrições para participar do 23o Congresso internacional da IUBMB e 44a Reunião Anual da SBBq já estão abertas. Prazo final para envio de resumo é 15 de maio de 2015.
 

ASSUNTOS

SERVIÇOS

REDES SOCIAIS

NAVEGAÇÃO