Logo IFRJ

Nova fase do Planejamento Estratégico do IFRJ

Um grupo de pessoas assistindo a palestra do planejamento estratégico em uma sala de aula

O Planejamento Estratégico do IFRJ entra em nova fase. Agora é o momento de tratar do Modelo de Gestão e Governança. O reitor do IFRJ Paulo Assis, pró-reitores, diretores-gerais, diretores sistêmicos, setor de governança e assessoria de Comunicação participaram do início desta etapa do projeto, que começou ontem e termina hoje, 22 de junho, no auditório do novo prédio da Reitoria, na rua Buenos Aires 256, Centro.

O diretor de projetos da STEINBEIS-SIBE do Brasil, Bruno Viotti, conduziu os trabalhos e destacou a importância desta sequência das atividades que tiveram início em março deste ano com a elaboração de um mapa estratégico inicial. Após a realização dos fóruns de Gestão, que percorreram todos os campi da Instituição, quando foram levantadas as demandas locais, chegou a vez da construção de um Portfólio de Projetos.

Bruno lembrou que o Planejamento é um processo que requer continuidade de aprendizado, aprimoramento constante, por isso é preciso identificar projetos relevantes, que efetivamente contribuam para atender as demandas. “O que vamos começar hoje é o desenvolvimento desses projetos, vamos fazer um mapa com as idéias, planos que, naturalmente, devem estar alinhados com os indicadores e objetivos já delineados”. Ele também disse que além da capacidade financeira para realizar os projetos, é preciso contar com os recursos humanos necessários “A capacidade de gerir os projetos, de se comprometer com o sucesso em cada etapa, faz a diferença no resultado final”.

Os participantes foram divididos em três grupos e durante toda a tarde puderam discutir as melhores ideias para serem colocadas nos mapas à disposição. Os grupos puderam contribuir nos três painéis desenvolvidos, e dessa forma foi possível aprimorar conceitos iniciais e elaborar melhor os objetivos de cada projeto apresentado.

Nesta quinta-feira, os trabalhos serão retomados durante todo o dia, a fim de que os projetos possam ser definidos dentro de um modelo de gestão estratégica.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS