Logo IFRJ

Oficina em Libras sensibiliza servidores

 

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é um elemento essencial para comunicação e fortalecimento de identidade da comunidade surda no Brasil, país onde há estimativa de que cerca de 2 milhões de habitantes possuam deficiência auditiva severa. Com o objetivo de preparar os técnico-administrativos do campus Realengo para um primeiro contato com deficientes auditivos, foi realizada uma oficina na unidade nos dias 02 e 08 de março.

 

A oficina faz parte do projeto “Libras em Extensão”, idealizado pela pedagoga e intérprete de Libras do campus, Viviane Souza, e pela mestra em Língua Portuguesa e Secretária Executiva também da unidade, Aline dos Santos.

 

A oficina foi ministrada pela própria intérprete do Instituto em parceria com a intérprete de Libras convidada, Elisângela Morais Braulio, que atua, no momento, no Estado do Amapá. Nas aulas, foi apresentada a história do surdo e os desafios enfrentados ao longo do tempo. Também foram expostos casos de preconceitos sofridos (como por exemplo, exclusão do convívio em sociedade) e como a mudança dessa realidade ainda está em andamento.

 

Na aula, os participantes puderam aprender o alfabeto em Libras e a importância da expressão facial e corporal no processo de comunicação. Houve ainda atividades práticas em que presentes foram estimulados a se comunicarem através dos sinais aprendidos.

 

Dinâmico, lúdico e sensorial, o ensino de Libras conquistou quem participou da oficina. A recepcionista Ana Lemos conta que é gratificante aprender a se comunicar com os deficientes auditivos e que pretende se aprofundar no estudo: "Nós, ouvintes, temos o hábito de achar que o deficiente auditivo é alguém limitado, no entanto, quando não nos interessamos em aprender a nos comunicar com eles, nós é quem estamos sendo limitados”.

 

No que diz respeito ao futuro do projeto, Viviane afirma que pretende divulgar o estudo de Libras por meio de oficinas e palestras em escolas públicas nos locais próximos a Realengo: “Ainda precisamos da autorização da Prefeitura. Além disso, temos outro projeto de um curso de Extensão de Libras que já está em via de começar e é dedicado à comunidade interna e externa.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS