“Olha o Arraiá de Caxias.... É verdade!”

O campus Duque de Caxias, no dia 23 de junho, realizou a terceira edição da festa junina “Arraiá Trem Bão”, idealizada pela coordenação de Extensão. O evento aconteceu na quadra do campus e contou com a participação de alunos, ex-alunos, servidores, professores, familiares de funcionários e as crianças da creche Poetisa Cecília Meirelles, localizada no mesmo terreno do colégio.

A festa contou com muita animação do início ao fim, ao som de músicas de diferentes estilos. E ainda, com barracas de doces, salgados, bebidas e de brincadeiras típicas, como pescaria, bola na lata e boca do palhaço. As comidas, foram vendidas pelos alunos formandos, a preços acessíveis, com a intenção de arrecadar dinheiro para suas formaturas.

Este ano, a festa teve uma particularidade: em mais uma ação do projeto “Uma década de IFRJ em Duque de Caxias: resgatando o passado e construindo o futuro”, os ex-alunos foram convidados a participar do evento, para que fosse realizado um reencontro com a comunidade escolar, e receberam camisetas como brinde. Um jogo de perguntas e respostas sobre a trajetória do campus foi disputado por alunos e ex-alunos, para descobrir quem estava mais por dentro da história.

Ana Paula Silva, de 43 anos, é ex-aluna do curso técnico em Plásticos e atualmente faz estágio de Pedagogia na Coordenação Técnico Pedagógica (COTP) do campus. Ela conta que achou fantástica a iniciativa de convidar os discentes que já passaram pelo colégio, para que a relação com a escola continue. “O ambiente de trabalho precisa desses momentos de descontração. Saí daqui como aluna do curso técnico e hoje retorno para fazer um estágio em outra área com muita emoção, porque tenho um grande carinho por essa casa. ”, finalizou.

Não faltaram danças típicas na festa junina. Os alunos da pós-graduação em Educação Física Escolar fizeram a representação 'bumba-meu-boi' com uma grande roda, e a quadrilha do campus deu show mais uma vez, com dezenas de participantes que fizeram a quadra ficar pequena.