Palestra sobre educação profissional e ensino médio

professora Marise palestrando

O campus Pinheiral do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) realizou na quarta-feira (18) uma palestra aberta a alunos e docentes da região Sul Fluminense com o tema “Educação profissional e Ensino Médio”. O encontro foi ministrado pela professora Marise Ramos, repre.sentante do programa de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

A professora Marise debateu sobre os projetos de formação técnica e de Ensino Médio e como isso é discutido hoje em dia. Marisa apontou, ainda, a importância de se falar sobre o tema, uma vez que a educação não forma só profissionais, mas, também, cidadãos. “Hoje os educadores comprometidos com a educação profissional lutam pela consolidação dos cursos integrados com o Ensino Médio, pois ajuda muito na formação humana”, esclareceu.

Lionel Rodrigues, professor e coordenador das disciplinas básicas do campus Pinheiral, revelou que a ideia de realizar esse encontro surgiu a partir das reuniões das coordenações da unidade. “Assim nós pensamos em trazer alguém que entendesse bem do assunto e pensamos na professora Marise”, revelou. Para o professor, a importância do encontro é que os alunos entendam como se deu a criação dessa modalidade e que eles possam se situar na discussão.

A aluna do terceiro ano do Curso Técnico em Meio Ambiente, Clarisse Braga, achou interessante a iniciativa da instituição. “É muito bom entender exatamente toda a situação”, destacou