Logo IFRJ

Participação do campus na Semana da Juventude

auditório do Museu do Amanhã

O professor Edy Lawson Silva Santos, do campus São João de Meriti, foi um dos convidados do Seminário de Encerramento da “Semana da Juventude” que aconteceu no auditório do Museu do Amanhã, no dia 01 de setembro.

O evento promovido pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Rio de Janeiro, contou com a participação da secretária de Assistência Social, Tereza Bergher, do coordenador da Política de Igualdade Racial (CPIR), Carlos Janan, além de profissionais da educação e jovens atendidos por programas da prefeitura.

A mesa de encerramento foi composta por pessoas que auxiliaram nas atividades da ‘Semana da Juventude’ e por jovens que compartilharam com o público suas histórias de vida e seus trabalhos.

Edy Lawson contou sobre sua trajetória familiar, profissional e acadêmica, para incentivar os jovens do projeto. “Compartilhei como eu, jovem negro, goiano, descendente de retirantes pernambucanos, entrei para a Academia e me tornei professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, no campus São João de Meriti”.

Além disso, pôde apresentar dados de pesquisa sobre o perfil da população negra no Brasil, sobre o racismo institucional e sua pesquisa de mestrado sobre o Empreendedorismo Negro. “Ressaltei a importância do empreendedorismo na economia e o motivo do recorte racial. Ratifiquei a importância de políticas públicas e do enfrentamento do racismo apontando a educação, e o empreendedorismo como caminhos para o negro ascender e mudar sua realidade social”, contou o professor.

No final do seminário, Edy falou sobre sua experiência pessoal: “Foi extremamente gratificante. Fiquei feliz por falar para adolescentes que tinham a aparência e o histórico próximo ao meu e por sentir que, de certa forma, eu era um dos porta-vozes de uma nova perspectiva de futuro a eles”, concluiu o palestrante.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS