Logo IFRJ

INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBICT / PIVICT)

PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFRJ

 

Por meio de seus Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT), a PROPPI tem procurado oferecer aos alunos novas oportunidades de desenvolvimento técnico, profissional e acadêmico. Com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT) e o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica (PIVICT), a cada ano mais alunos têm participado de projetos de pesquisa e inovação. Essa experiência, em relatos dos próprios estudantes, tem sido um diferencial em relação à maturidade e escolha profissional, bem como um estimulo à continuidade das atividades de pesquisa e ao prosseguimento dos estudos. 
 

 

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - PIBICT oferece cinco modalidades de bolsas:

 

 PIBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica:  visa despertar vocação científica, contribuindo para a formação de recursos humanos para a pesquisa, ao estimular pesquisadores a envolverem estudantes de graduação em atividades científica, tecnológica e artístico-cultural;

• PIBIC Jr - Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – visa despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de educação profissional técnica de nível médio, possibilitando envolvimento em atividades científica, tecnológica e artístico-cultural;

• PIBIC EM - Programa de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio - destinado ao aluno matriculado no Ensino Médio ou Técnico envolvidos em atividades científicas e tecnológicas básicas;

• PIBITI - Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica - visa contribuir para a formação e inserção de estudantes de graduação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, ao estimular pesquisadores a envolverem estudantes em atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação;

• PIBITI Jr - Programa de bolsas de Iniciação Tecnológica Júnior -  visa contribuir para a formação e inserção de estudantes de educação profissional técnica de nível médio em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, ao estimular pesquisadores a envolverem estudantes em atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

 

Clique aqui para acessar informações sobre processo de seleção e demais documentos sobre o o PIBICT.

 

PROGRAMA INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - PIVICT

• O PIVICT tem como objetivo regularizar e regulamentar as atividades de pesquisa dos estudantes voluntários de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT), vinculados a projetos desenvolvidos nos campi do IFRJ e por pesquisadores da instituição.

 

Clique aqui para acessar informações sobre processo de seleção e demais documentos sobre o o PIVICT.

 

Em ambos os programas, alunos são selecionados e indicados pelos orientadores, os quais submetem projetos aos respectivos editais. O PIBICT tem vigência de 12 meses e o PIVICT tem calendário de submissão ampliado, com duração de três a doze meses, tendo início sempre após o termino do processo seletivo do PIBICT.

 

Parte do recurso utilizado para pagamento das bolsas PIBIC e PIBITI é proveniente do CNPq. Os alunos do IFRJ também recebem bolsas, na modalidade PIBIC Jr, provenientes do programa Jovem Talentos” (convênio Governo Estadual e Faperj), para estimular alunos do IFRJ e da rede pública à iniciação científica e tecnológica.

 

Nos últimos anos foram implementadas anualmente, em média, 300 bolsas de iniciação científica nas diferentes modalidades.

 

Dentre os compromissos dos bolsistas, destaca-se a participação na Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIT), evento que tem sido uma forma de divulgar aos estudantes dos campi o que é a pesquisa e a iniciação científica. Nos últimos anos buscamos melhorar as condições de realização do encontro, com fomento externo e parcerias, além da colaboração de palestrantes e pesquisadores das universidades, institutos de pesquisa e empresas.

ASSUNTOS

SERVIÇOS

REDES SOCIAIS

NAVEGAÇÃO