Pesquisadoras do IFRJ participam de primeiro módulo do curso de Capacitação em Gestão da Inovação

Participantes do evento posam para a foto na frente do auditório

As servidoras e pesquisadoras do IFRJ, Luciana Cardoso Nogueira Araújo e Fernanda Sá Freire Lefevre participaram do primeiro módulo do curso de capacitação em gestão da inovação – oferecido através de uma parceria da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O primeiro módulo aconteceu entre os dias 26 e 28 de fevereiro, no Ministério da Educação, e contou com a presença de 41 representantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Luciana Cardoso Nogueira Araújo, do campus Rio de Janeiro, atual diretora-geral de Pesquisa e Pós-graduação, foi contemplada na chamada pública com o projeto “SEMEAR: disseminação da cultura da inovação, na área estratégica de Formação de alunos e professores voltada à criação de empreendimentos e produtos inovadores”.

Já Fernanda Sá Freire Lefevre, coordenadora de Transferência de Tecnologia do NIT- IFRJ, foi contemplada com o projeto intitulado "Metodologia de Transferência de Tecnologia", que tem como objetivo desenvolver e implementar o macroprocesso de Transferência de Tecnologia no IFRJ. As experiências bem-sucedidas, os entraves e os aprendizados serão compilados em um Manual, que poderá ser utilizado em outras unidades da RFEPCT.

Fernanda teve ideia do projeto a partir da vivência de seu mestrado

"No mestrado tomei consciência da importância da Transferência de Tecnologia para se implementar inovação. O projeto foi motivado pela percepção de que o conhecimento gerado nos Institutos Federais deve chegar à sociedade para que os investimentos públicos revertam em desenvolvimento", declarou a servidora que também é mestranda do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pela UFRJ.

Esta chamada teve como objetivo selecionar servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), por meio de pré-projetos e análise curricular, para a capacitação em Gestão da Inovação, a ser ofertada pela SETEC com apoio do IFES. A capacitação em Gestão da Inovação, cuja nomenclatura original é Innovation Management Professional (IMP), visa a promoção da inovação a partir da produção de resultados tangíveis para RFEPCT, com base na transferência de conhecimentos de gestão da inovação aos participantes.