De portas abertas: campus Paracambi inicia período de inscrição para novos alunos

O aluno Marcus Cunha ao centro abraçado com seus pais no dia da inscrição

Alegria compartilhada: o calouro Marcus Cunha foi acompanhado da família para fazer a inscrição

O início do ano costuma ser um período de novidades e, no campus Paracambi, não foi diferente. Entre os dias 4 e 6 de janeiro, a unidade realizou o primeiro ciclo de matrículas dos novos alunos do ensino Médio e Técnico. O processo envolveu servidores de diversos setores, como a Secretaria de Ensino Médio e Técnico, a Coordenação Técnico Pedagógica, Coordenação de Programas e Projetos de Apoio ao Educando e a Direção de Ensino. No total, foram 180 vagas abertas para ingressar no campus este ano.

Marcus Dantas foi um dos primeiros a confirmar a inscrição. Aos 14 anos, o morador do município de Mesquita explicou que a rotina de estudos foi fundamental para conseguir passar pelo processo seletivo, composto por uma prova objetiva e redação: “Conheci o IFRJ por pessoas que me aconselharam a fazer a prova. Não vou dizer que é simples, porque não é. É uma caminhada difícil, principalmente, na hora de relembrar as matérias”.

Das 180 vagas disponibilizadas, 120 foram para o Médio e Técnico em Mecânica e 60 para Eletrotécnica. A escolha do curso que fará parte da vida acadêmica dos novos alunos pelos próximos quatro anos foi realizada no momento da inscrição. Marcus, por exemplo, optou por cursar Mecânica.

Os pais acompanharam o processo de inscrição dos alunos

A mesma escolha foi feita pelo calouro Henrique Andrade. Incentivado pela mãe, Claudia Andrade, que cursa Licenciatura em Matemática no campus, o jovem fez as provas e conseguiu entrar para o IFRJ. “Lá em casa meu pai e meu irmão têm o curso de Eletrotécnica, então, pensei em fazer algo diferenciado. Por isso escolhi cursar Mecânica”, contou Henrique, que também se mostrou surpreso com a grandiosidade do campus.

Já o morador de Paracambi Miguel França, focou no futuro profissional na hora da decisão: “A minha escolha foi focada no mercado de trabalho. Acho que, cursar Mecânica, é a melhor coisa que eu poderia fazer”, destacou.

Para os candidatos que não foram selecionados na primeira etapa, ainda há oportunidades. O último prazo para realização de matrículas, este para concorrentes reclassificados, será no dia 16 de janeiro. Para ver a lista de discentes classificados, clique aqui.