Logo IFRJ

Primeira Reunião do Colégio de Dirigentes

A 1º Reunião do Colégio de Dirigentes da nova gestão do IFRJ foi realizada ontem, 4 de junho, na sala de reuniões do prédio da Reitoria, Pça da Bandeira.

Na abertura dos trabalhos, o reitor do IFRJ, professor Rafael Almada, ressaltou a importância da participação de todos os diretores-gerais no processo de integração e responsabilidade que cabe ao Colégio de Dirigentes. “Este é um espaço democrático e cada um terá sempre a oportunidade de fazer suas ponderações, mas é preciso também entender que a decisão final em todos os casos será a do Colégio. E como tal, deverá ser respeitada”, enfatizou Rafael.

Além dos diretores-gerais e representantes dos campi, também participaram da reunião os pró-reitores: Alessandra Ciambarella, de Ensino; Rodney Albuquerque, de Pesquisa; Igor Valpassos, de Administração; Cristiane Henriques, de Extensão, e José Arimathéa, de Desenvolvimento Institucional

Um dos assuntos iniciais, abordado por Igor Valpassos, foi a questão da execução orçamentária, com a preocupação em relação ao crédito disponível e o bloqueado. Igor lembrou que o planejamento é necessário para que exista um efetivo controle no uso dos recursos. “Então, mesmo que exista crédito bloqueado, cada campus deve verificar suas demandas e abrir processos”.

O reitor disse que entende as necessidades específicas de cada campus, e por isso se comprometeu a ter uma agenda específica com cada diretor.

Rafael lembrou a todos o compromisso da atual gestão, que enfatiza a importância da integração, da transparência das atividades, o valor humano e a sustentabilidade.

Reestruturação foi a palavra-chave usada pelo reitor para apresentar o trabalho que está em execução e que engloba cargos e funções na Reitoria e nos campi. “É claro que entendemos as especificidades dos campi, que vivem momentos de expansão diferentes”.

A preocupação em otimizar os setores da Reitoria de uma maneira estratégica permitiu o corte de vários cargos. “Encontramos um modelo inchado e precisávamos agir logo. A nova configuração foi fruto de reuniões com os setores, atendemos inclusive demandas antigas dos servidores. Hoje apresentamos estruturas afins, planejadas para agilizar e melhorar as atividades”.

A reunião com pauta única de Reestruturação dos Campi e atendimento à Portaria nº 246/2016 foi um momento importante de decisão para o Colégio de Dirigentes. Durante a reunião foi definida a criação da Portaria nº 190/2018 para estabelecer, em um prazo de 90 dias, a reestruturação de cargos e funções dos campi, garantindo uma distribuição mais justa entre as unidades.

Os diretores foram favoráveis aos encaminhamentos e agradeceram a transparência com que a atual gestão apresdentou a questão.     

O reitor ressaltou a importância de que todos tenham um novo olhar para o futuro, e, portanto, é necessário pensar estrategicamente nas ações que devem ser tomadas para equalizar as distorções que existem e permitir ao IFRJ atender cada vez mais alunos.

       

  

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS