Primeira turma conclui curso Introdução à Informática Básica para a Terceira Idade

A primeira turma do curso de Introdução à Informática Básica para a Terceira Idade do campus Belford Roxo concluiu suas atividades no dia 19 de dezembro de 2017. As aulas têm o objetivo de fazer com que os idosos percam o medo da tecnologia, aprendam a utilizar a internet e algumas ferramentas básicas do computador. Ministrado pelo coordenador da Secretaria Escolar do campus Belford Roxo, Fábio Pires, o curso é uma ação do projeto de Extensão Instituto da Terceira Idade, coordenado pelo diretor-geral do campus, Fábio Silva.

Muitos dos alunos chegaram à instituição sem saber sequer mexer em um mouse. Esse é o caso de dona Aurisonete Oliveira do Nascimento, de 70 anos. A idosa ressalta que, para ela, mexer no computador parecia um bicho de sete cabeças, mas graças à paciência e à dedicação do professor, ela sai daqui realizada. “O curso foi muito bom, não sabíamos mexer no computador e hoje nós já fizemos uma pastinha de arquivos só nossa e fizemos uma redação. Eu espero que no próximo ano nós tenhamos outros cursos, estou muito feliz”.

O professor do curso Fábio Pires afirma ter ficado meio inseguro quando foi convidado para desenvolver o projeto. Ele destaca que dar aulas para idosos foi um desafio e que ficou surpreso com o desempenho dos alunos. Ainda segundo ele, o curso é muito importante para a comunidade. “Por se tratar da Baixada Fluminense, eu vejo que há uma carência muito grande nessa área de Tecnologia da Informação aqui no bairro de Belford Roxo. Eu espero que o curso continue e, quem sabe, o IFRJ possa abraçar novas turmas para que as pessoas carentes possam ter conhecimento de informática”, pondera.

De acordo com o diretor-geral Fábio Silva para o ano de 2018 a expectativa é fortalecer ainda mais o Instituto da Terceira Idade e ampliar o número de atividades voltadas para este público.