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Professoras apresentam artigo no 3° Sebramus

As professoras de Moda, Gabriela Sousa Ribeiro e Bárbara Boaventura Friaça

Trabalho foi baseado em curso oferecido no campus Belford Roxo

 

As professoras de Moda, Gabriela Sousa Ribeiro e Bárbara Boaventura Friaça, do campus Belford Roxo, apresentaram o trabalho “Arte e cultura: museus auxiliando no entendimento e na construção da sociedade”, no 3° Sebramus – Seminário Brasileiro de Museologia, na Universidade Federal do Pará. O evento, que aconteceu entre os dias 20 e 24 de novembro de 2017, teve como temática a Museologia e suas interfaces críticas: museu, sociedade e os patrimônios. 

O artigo das professoras foi apresentado no Grupo de Trabalho 2: “Museu, Museologia e Educação Museal: práticas, poéticas e políticas-decoloniais”. Nele, as docentes trouxeram a experiência obtida a partir de um curso de extensão idealizado e ministrado por elas, desenvolvido no âmbito do campus, no segundo semestre de 2016; e tendo sua segunda edição em vigência neste semestre.

O curso foi constituído de cinco encontros, sendo o primeiro em sala de aula e os demais por meio de visitas-aulas que aconteceram no Museu Histórico Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, Museu do Folclore Edson Carneiro e Museu de Arte do Rio de Janeiro.

A partir do artigo, as autoras se propuseram a questionar: qual a efetividade construtiva na formação cidadã de pessoas com pouco acesso a espaços de cultura e de memória institucionalizados, quando colocadas a problematizar esses espaços e seus acervos a partir de uma visão crítica, para além do passeio turístico? 

Na construção do trabalho, as professoras destacaram que, ao considerar que os seres humanos vivem em sociedade e que a política, em seu campo ampliado, é peça chave desse viver, a arte e a cultura, por sua vez, instauram terrenos movediços para desestabilizar estruturas políticas cristalizadas e convocam a um olhar lúdico. Elas assinalaram no artigo que estudar a política na arte e na cultura, ou ainda, como a arte e a cultura são políticas talvez seja uma das contribuições mais potentes do legado educacional de uma instituição que se preocupa com a construção de um mundo melhor.

Dessa forma, elas concluem que os espaços culturais e de memória podem contribuir para a construção dessa visão de mundo crítica, potencializando construções culturais e identitárias que consolidam a noção e o empoderamento quanto à cidadania individual e à coletiva de ampla gama populacional.

 

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