Projeto de alunos do campus Eng. Paulo de Frontin é contemplado por edital estadual de cultura

Da esquerda para a direita, Miguel (de camisa azul) e Diego (de camisa rosa) à frente,

Felipe (de camisa cinza) e Vitor (de camisa azul escuro) atrás

Elaborado por estudantes do curso Superior de Tecnologia (CST) em Jogos Digitais, o projeto “Diversidade em jogo” foi contemplado pelo Geração Cultura - edital de fomento da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. A iniciativa conquistou o sexto lugar na seleção do edital, que teve concorrência acirrada pelo incentivo de R$ 15 mil.

O projeto, que teve como objetivo desenvolver um jogo educativo que tivesse como tema a diversidade, foi escrito pelos alunos Miguel Paolino, Felipe Machado, Diego Almeida do 5º período e Vitor Romani do 2º. A iniciativa teve que obedecer algumas exigências como: planilha orçamentária, cronograma de atividades, plano de divulgação e planejamento metodológico. “Foi um desafio escrever o primeiro edital da nossa vida”, contou Miguel.

O desenvolvimento do jogo será realizado pelo estúdio independente formado pelos alunos, o Colinas Games. Segundo Miguel, a proposta de falar sobre diversidade foi utilizada devido ao fato de o assunto ser contemporâneo e porque ainda há pouca representatividade de minorias no mundo dos games: “Hoje, em um jogo, você encontra na maior parte das vezes homens brancos, heterossexuais e cisgêneros, o que não condiz com a maior parte da sociedade em que vivemos. Pensamos no jogo como uma ferramenta de fomento a esse debate”, explicou o aluno.

Para trabalhar o assunto, a equipe desenvolveu uma pesquisa qualitativa que coletará relatos de diferentes pessoas como parte de uma minoria, seja étnica, cultural, social ou de gênero. “Nosso maior desafio é trazer a maior quantidade de representações possíveis para os personagens do nosso jogo”, afirmou Miguel.

O êxito dos alunos vem da oferta de disciplinas de eixo formativo pertencentes à Gestão em Jogos Digitais. Esta foi criada com a finalidade de promover a eles conhecimento e boas práticas profissionais, abordando aspectos de planejamento, análise crítica de projeto e desenvolvimento de jogos digitais, por meio de um grupo de disciplinas ligadas a Gestão de Projetos presentes no currículo, tais como: Escopo, Tempo, Custos, Riscos, Qualidade, além de Empreendedorismo. Também estudam disciplinas como Análise de Editais e Marketing Digital, onde espera-se que mais grupos obtenham sucesso em futuros editais, atraindo recursos financeiros para Eng. Paulo de Frontin.

Por não existirem muitas empresas, o campus precisou instrumentalizar os estudantes para ganharem editais e concursos como fonte de receita. Para os co-autores do curso e professores, André Brazil, Ricardo Kneipp e Rodney Albuquerque, todo esse conhecimento também será muito importante no Silício Fluminense - Incubadora de Jogos Digitais, Empreendimentos e Economia Criativa de Engenheiro Paulo de Frontin (SFInJE).

Foram selecionados pelo edital cerca de 80 projetos de criação da juventude (com apoio de R$ 15.000,00 cada) destinados à criação artística e cultural e propostos por (ou destinados a) jovens entre 15 e 29 anos, nos mais diversos formatos e das mais diversas linguagens, incluindo games.

Para saber mais o fomento Geração Cultura RJ, acesse: http://www.cultura.rj.gov.br/tcfc2016/#geracult"