Projeto de “Casa Inteligente” é desenvolvido no IFRJ campus Volta Redonda

Em uma mistura de tecnologia e robótica, os professores Luiz Fabiano de Sá e Monique Pacheco do Amaral, do campus Volta Redonda, criaram um projeto intitulado “Casa Inteligente”. A ideia surgiu com o objetivo de ser levada às escolas da rede pública da cidade, a começar pelo Colégio João XXIII, onde o professor Luiz Fabiano leciona Informática e Robótica para os alunos do 6º ao 9º ano e, posteriormente, se estender a todos os outros centros educacionais.

O projeto foi construído para gerar mais segurança e facilidade para o morador, além de proporcionar o desenvolvimento profissional dos alunos. Apesar de ser um sistema automatizado, ele reduz os gastos de energia, pois os sensores de presença e luminosidade presentes na casa fazem com que as luzes apenas se acendam quando o dia escurecer ou então com a presença de alguém no local. Mesmo que a implantação do sistema tenha um custo alto, a longo prazo o investimento retorna em economia.

A casa inteligente é, em grande parte, automatizada e sua maquete foi construída com madeira e materiais recicláveis. O projeto recebeu verba da pró-reitoria de Extensão (Proex) e conta com a colaboração do bolsista de Extensão, Renan Rodrigues, além de alunos voluntários. Boa parte do trabalho já foi feita. Os alunos do Colégio João XXIII receberão a maquete quando toda a parte tecnológica estiver acabada, dessa forma, ajudarão apenas na montagem e finalização. A maquete será exposta em uma Feira de Ciências no mesmo colégio no mês de abril.

Os alunos do campus Volta Redonda que fazem parte desse projeto junto com os professores Luiz Fabiano e Monique Pacheco são: Guilherme Gonçalves Viana e Renan Rodrigues Pires, do 7º período de Automação; André Batista da Cunha Marques, João Gabriel da Silva Evaristo, Thalis de Souza Pires e Marcelle Nogueira Ferri, do 4º período de Eletrotécnica; Grasiele Aparecida Rodrigues Freitas, do 3º período de Eletrotécnica e Camila Queibre do 2º período de Automação.

Como funciona a casa

O projeto da casa inteligente contém tecnologia por toda parte: desde o sistema de iluminação até o abastecimento da caixa d’água. O portão da garagem funciona com um aplicativo offline (sem precisar de Internet) no aparelho celular – por meio de tecnologia Bluetooth - que aciona o dispositivo do portão e faz com que ele abra e feche. Já o portão principal é acionado com um sensor RFID (identificação por radio frequência) presente na chave, que o abre automaticamente. A porta de entrada destrava mediante senha numérica, com um temporizador que trava a porta novamente caso ela não seja aberta pelo morador nesse intervalo de tempo.

Maquete da Casa Inteligente

A casa conta com um sistema de iluminação, tanto na área interna quanto externa, que se acende automaticamente quando escurece. Porém, na parte interna, as luzes se acendem por meio de sensor de presença em cada cômodo. As janelas fecham em dias de chuva quando a água molha os vidros e abre quando estão secos. A porta do cômodo que serve de passagem para a área de piscina funciona com sensor de presença para abrir e fechar. O forro da piscina também é automatizado e, quando aberto, funciona como um deck. Este forro não fecha se houver presença de pessoas em cima do deck ou dentro da piscina por questões de segurança.

O sistema de caixa d’água mantém uma identificação de nível mínimo e máximo: quando o nível de água está baixo, um imã preso à boia ativa um dispositivo que liga a bomba para abastecer a caixa d’água. Quando ela alcança o nível máximo, o mesmo imã desativa a bomba e o abastecimento é interrompido. Esse sistema previne que a bomba fique ligada por 24h. Na cozinha, há um sensor de temperatura e umidade, ou seja, quando o ambiente alcança uma determina temperatura, o exaustor liga automaticamente.