Projeto de informática une IFRJ com o Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ

O campus Duque de Caxias marcou presença no jubileu de ouro do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ) com o projeto “Smart Farm: Fazendas inteligentes utilizando a plataforma arduino”. O evento foi realizado dia 21 de setembro, no Anfiteatro Maria Irene Melo, localizado no NCE-UFRJ.

Coordenado pela professora de Informática, Emanuele Figueiredo, o Smart Farm tem alunos bolsistas do curso de Manutenção e Suporte em Informática (MSI), desde o primeiro semestre de 2016. O coordenador de Redes e Comunicação da Reitoria, Felipe Pires, também esteve presente para prestigiar o trabalho.

O projeto possui duas parcerias: uma com o NCE/UFRJ, trabalhando em conjunto com o professor Claudio Miceli de Farias e um aluno de mestrado do Programa de Pós-graduação de Informática; e outra com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com o professor Tiago Cruz.

esq. para a dir.: Claudio Miceli de Farias (NCE-UFRJ); Mario Sergio de Souza Pereira (aluno do MSI);  professora Emanuele Figueiredo; Felipe Ribeiro Pires (coordenador de Redes e Comunicação da Reitoria)

Este trabalho é institucional do PROINOVA - projetos de inovação do edital do IFRJ. O projeto vem sendo submetido como uma continuação e com melhorias e modificações. Entre elas: “Vertical Farm, uma arquitetura para fazendas inteligentes em ambientes urbanos” e agora, no último edital, “Web of Farms, o ciberespaço que conecta o campo ao mundo digital”. Consiste num mecanismo inteligente para tomada de decisão e controle de estufas (hortas), chamado Smart Farm, que faz uso de uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador chamado arduino.

A apresentação do projeto no evento foi possível uma vez que a professora Emanuele já foi aluna de mestrado do Programa, passou a ser colaboradora do NCE e fazer parte dos grupos de pesquisas com os professores de lá, estabelecendo uma parceria entre o IFRJ e o NCE-UFRJ, realizando projetos em conjunto.

Ela conta que o projeto é importante por fornecer informações relevantes sobre conceitos de inovação, desenvolver uma ferramenta capaz de auxiliar na agricultura familiar, ensinando automação, Internet das coisas e programação para arduino aos alunos do PROEJA (o curso MSI é oferecido no campus nessa modalide). “Fiquei muito feliz de o projeto ser apresentado na UFRJ, mais ainda de ver a felicidade e a emoção do aluno Mario Sergio sentindo-se importante e reconhecido com o seu trabalho e esforço”, concluiu Emanuele.