Logo IFRJ

Próxima parada: Estados Unidos

Janine

Aluna do campus Volta Redonda é classificada para Programa Jovens Embaixadores nos EUA

 

Janine Paiva Avellar, aluna do 6° período do curso Técnico em Automação Industrial, do campus Volta Redonda, foi classificada para o Programa Jovens Embaixadores, uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas. O Programa é um intercâmbio estudantil que seleciona jovens da rede pública brasileira entre 15 e 18 anos, que sejam exemplos em suas comunidades, para passar três semanas nos EUA, onde aprenderão sobre liderança e voluntariado. Os 50 jovens classificados embarcarão para os Estados Unidos no dia 12 de janeiro de 2018.

Para participar do Programa, os estudantes devem se encaixar nos pré-requisitos necessários e enviar alguns documentos como carta de recomendação e histórico escolar. Além disso, devem enviar um relatório de algum trabalho voluntário que tenham desenvolvido em sua cidade. Janine Avellar é membro do Núcleo de Estudos de Gênero (NEG) do campus, participando de grupos de discussão, palestras e oficinas.

Para Janine, fazer parte da equipe de Jovens Embaixadores é uma responsabilidade e uma conquista muito grande. “É uma grande responsabilidade representar o nosso país lá fora. Ser uma Jovem Embaixadora, para mim, é uma oportunidade que estou agarrando com unhas e dentes para aprender o máximo possível e, assim que eu retornar, poder aplicar por aqui tudo o que aprendi por lá, e, nesse trabalho de formiguinha junto com todos os outros Jovens Embaixadores, ajudar a transformar o Brasil numa nação cada vez melhor”, relata.

Outro pré-requisito é o conhecimento da Língua Inglesa, sendo necessário preencher o formulário de documentos e realizar as provas escrita e oral inteiramente em Inglês. Janine conta que aprendeu o inglês sozinha, com recursos encontrados na internet. “Nunca fiz nenhum cursinho. Aprendi completamente sozinha, usando os recursos que encontrava na internet, muitos filmes e vídeos legendados, músicas e artigos de jornais gringos”, disse.

Janine conheceu o Programa através da internet. Ela conta que sempre teve vontade de viajar para o exterior, mas que sua família nunca teve condições para tal. Assim, ela começou a pesquisar sobre programas que possibilitassem esse intercâmbio e encontrou muitas oportunidades. “Conheci o Jovens Embaixadores no final do ano passado e me encantei porque vi vários relatos encantadores dos participantes das edições anteriores. Além disso, vi que me encaixava nos pré-requisitos, então, desde o início de 2017 eu já sabia que me inscreveria para a edição de 2018”, contou a estudante.

A viagem para os EUA proporciona aos jovens embaixadores a interação com a cultura americana e a oportunidade de aprender sobre liderança e iniciativa voluntária por meio dos workshops e palestras, além de possibilitar a interação entre os próprios participantes, com a troca de experiências e culturas vindas de toda parte do Brasil. “Primeiro passaremos uma semana conhecendo Washington e, em seguida, o grupo será dividido e viajará para localidades diferentes dos EUA para morar por dez dias em casas de famílias americanas, trabalhar em projetos de voluntariado, visitar escolas de ensino médio e fazer apresentações sobre a cultura brasileira”, falou Janine.

Além de ser a primeira viagem internacional e de avião de Janine, é também a realização de vários sonhos como conhecer pessoas de várias regiões brasileiras, visitar os Estado Unidos e ver a neve pela primeira vez. Janine relata ainda que ter sido aprovada fez com que ela percebesse que com esforço e dedicação, aproveitando as oportunidades, ela poderia ir longe, e alcançar seus objetivos. “A aprovação foi uma das melhores notícias que já recebi na vida. De um dia pro outro, todos os meus sonhos parecem mais tangíveis, mais alcançáveis. Sinto que entrei para uma família nova que é enorme e acolhedora, cheia de pessoas extremamente simpáticas e gentis”, concluiu.

Confira aqui a lista completa dos 50 classificados.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS