Logo IFRJ

Apresentação

O Campus Realengo do IFRJ é resultado de um projeto de expansão do antigo CEFET Química, que visava à oferta de uma Unidade Educacional para o atendimento da comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A presença dessa unidade na região é fruto de 26 anos de luta da população por um ensino técnico federal.

As suas atividades tiveram início no 1º semestre de 2009, no Campus Nilópolis. Em agosto de 2009, o campus foi transferido para a sua unidade própria e definitiva. Ocupa uma área de 22.000 m2, situada na Rua Professor Carlos Wenceslau (antiga Oliveira Braga), 343, Realengo - RJ.

A nível nacional, entre as unidades das redes federais tecnológicas de ensino, o campus Realengo é o único totalmente voltado para a área de saúde, oferecendo os cursos de graduação em Farmácia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, o curso técnico em Agente Comunitário de Saúde, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), tendo ainda a previsão de abertura de mais um curso técnico e uma pós-graduação, ambos na mesma área.

O campus conta também com a Clínica Escola, espaço destinado ao estágio supervisionado para alunos dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, onde é oferecido atendimento ao público, sendo mais de 90% deste composto por residentes da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Somente no último ano letivo (2022), a Clínica realizou mais de 5.500 atendimentos entre as duas áreas de abrangência.

A proposta deste campus é garantir o acesso das classes populares ao conhecimento, garantindo um ensino plural, gratuito, democrático e transparente. A realidade da Zona Oeste do Rio de janeiro desafia o IFRJ a cumprir a sua missão institucional de elevar a perspectiva de crescimento socioeconômico e consolidar a Instituição como referência científica, social e cultural.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS