Logo IFRJ

Reflexões sobre o PIBID no IFRJ

Participantes da mesa de abertura

Com o auditório lotado, o campus Nilópolis sediou o encontro de culminância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/IFRJ, o “Reflexões sobre PIBID no IFRJ”. O objetivo do evento, que ocorreu no dia 2 de março, era a reflexão acerca das experiências passadas pelos bolsistas, supervisores e coordenadores de área em relação às contribuições do programa, vigente no período de 2014 até 2018.

A mesa de abertura contou com a participação da pró-reitora de Ensino de Graduação, Elizabeth Augustinho; da diretora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Fabiana Almeida; e do coordenador Institucional do PIBID-IFRJ, José Ricardo de Almeida, que ressaltou a importância em finalizar o projeto mesmo num momento de crise.

“Chegar a este fim não foi fácil. Tivemos um trabalho árduo ao longo de todo o processo. Estivemos para acabar, mas não acabamos, resistimos. Um mérito de um grande grupo no nosso país, não só no IFRJ, que está lutando pelo PIBID”, afirmou.

Foto geral do auditório com todos os participantes do evento

O evento contou ainda com uma palestra sobre o histórico dos resultados do programa, que foi proferida por José Ricardo e pela coordenadora de Gestão de Processos Educacionais, Gabriela Salomão. Segundo ela, a maioria dos alunos iniciam a graduação nos cursos de licenciatura sem o desejo de serem professores, mas, ao participarem do programa e estarem em contato com outras formas de ensino, mudam de ideia.

“A formação e a trajetória formativa modifica esse desejo. O PIBID proporciona a possibilidade de o aluno estar inserido na escola pública e vivenciar na prática o que é ser professor e, com isso, muitos se apaixonam”, disse.

A coordenadora disse, ainda, que o programa modifica o ponto de vista dos alunos: “Os licenciandos passam a entender o que é ser docente dentro da escola pública, e mudam a sua visão sobre as instituições públicas”, acredita Gabriela. 

Por fim, deu-se início a uma roda de conversa onde todos os presentes no encontro, desde alunos até professores, falaram sobre suas experiências e impactos participando do programa e como o mesmo colaborou para sua formação docente.

Ao longo dos últimos quatro anos, o PIBID teve cerca de 350 alunos do Instituto como bolsistas de iniciação à docência, 35 supervisores, 27 professores envolvidos com o projeto e mais de 300 publicações. 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS